• Carregando...

O governo do Paraná encaminhou à Assembleia Legislativa um projeto que pede a transferência das linhas metropolitanas do transporte coletivo do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) para a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). A mudança, segundo o documento, é necessária para dar início ao processo de licitação dessas linhas.

O projeto de lei de número 506/2012 foi encaminhado à Assembleia na segunda-feira (15). Segundo o documento, o DER tem a competência, perante lei de 1952, para realizar as concessões do transporte coletivo nas estradas estaduais, inclusive na RMC. Já a Comec foi criada para realizar serviços de interesse comum aos municípios da região metropolitana, conforme lei de 1974, e, entre suas funções, está a de "opinar sobre concessão, permissão e autorização de serviços de interesse metropolitano", e por isso deve ser responsável pelas linhas, defende a proposta.

O projeto já foi lido em plenário e encaminhado à Diretoria Legislativa. Ele ainda vai passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e comissões específicas, como a de transporte e de assuntos metropolitanos, para somente depois ir a plenário.

O governo ainda não tem previsão para a abertura da licitação, pois aguarda a aprovação do projeto no legislativo para estipular uma data. A licitação deveria ter sido feita até o dia 31 de dezembro de 2010, conforme lei de janeiro de 2007, mas o governador na época, Roberto Requião, não deu início ao processo. Em Curitiba, as linhas urbanas foram licitadas em 2010.

A reportagem tentou entrar em contato com o DER e com a Comec, mas ninguém foi encontrado para comentar sobre o assunto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]