Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Alívio

Graciosa poderá ficar sem praça de pedágio

Os turistas que quiserem apreciar a paisagem da Estrada da Graciosa, que liga Curitiba, na altura da BR-116, ao litoral do estado, poderão ficar livres do pagamento de pedágio. Inicialmente, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) iria implantar, no ano próximo ano, uma praça três quilômetros antes do acesso à histórica estrada. Agora, a idéia é transferir o pedágio para depois da entrada.

"Ainda não está oficializado, mas o edital com a mudança deve ficar pronto em dezembro", disse o deputado federal Eduardo Sciarra (PFL), autor do pedido de alteração no local. A notícia foi repassada a Sciarra pelo diretor-geral da ANTT, José Alexandre Resende. Já moradores de municípios vizinhos, localizados depois do acesso no sentido São Paulo, passarão a pagar pelo trajeto.

A Graciosa, cuja construção foi iniciada no século 18, teve origem numa trilha usada por índios do Litoral que, na época da colheita do pinhão, subiam até o planalto. Atualmente, além de ser o local de Mata Atlântica mais preservado do país, é um ponto importante de lazer.

Novas praças

Os usuários das estradas paranaenses contarão com mais três novas praças de pedágio a partir do ano que vem. O Tribuznal de Contas da União (TCU) decidiu liberar o processo de concessão de um total de sete trechos de estradas federais à iniciativa privada. Além da BR-116, que dá acesso à Graciosa e que liga Curitiba a São Paulo, os novos trechos pedagiados serão entre Curitiba e Lages (SC), na BR-116, e na BR-376/101, que liga Curitiba a Florianópolis. Também serão leiloados trechos da Rodovia Fernão Dias, entre São Paulo e Belo Horizonte.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.