• Carregando...
Chuva deve ser rigorosa nesta quinta (13) em Curitiba | Antônio More/Gazeta do Povo
Chuva deve ser rigorosa nesta quinta (13) em Curitiba| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

A quinta-feira (13) começou muito chuvosa em todo o Paraná, principalmente na região Sul e Sudoeste do estado. Por enquanto, o único problema registrado por causa da chuvarada - que começou na quarta (12) - foi em Adrianópolis, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), onde uma queda de barreira interdita totalmente a BR 476 no km 12.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a interdição ocorre desde as 19 horas desta quarta. Não há desvios no local e o trânsito continua bloqueado. Um trecho rural, na altura do quilômetro 29, que leva até a um bairro de Adrianópolis, começou a ser utilizado por caminhões, mas também acabou interditado devido ao lamaçal.

Confira a previsão do tempo para a sua cidade

Em Curitiba, a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) informa que há pontos críticos na região central da capital por causa da chuva, que danificou semáforos. São afetados os bairros Centro, Tarumã, Centro Cívico, Pinheirinho e Cabral. Em todos os pontos, há agentes orientando o trânsito.

No início desta manhã, a Defesa Civil do estado, que permanece em alerta, informou que não há uma consolidação de estragos em outros municípios paranaenses. No Sudoeste, um grupo da Defesa monitora a situação do Rio Marrecas, que corta Francisco Beltrão, Marmeleiro e Flor da Serra. Ele subiu ao longo das últimas horas, mas ainda não provocou alagamentos. A Defesa Civil de Curitiba não registrou incidentes decorrentes das chuvas.

Em Curitiba, já choveu cerca de 30 mm entre esta quarta e hoje e as precipitações devem castigar a cidade com mais intensidade ao longo do dia. A média para outubro inteiro na capital é de 140 mm, segundo o Simepar. Na região Sudoeste, já choveu 90 mm em apenas dois dias - o aguardado para o mês é de 200 milímetros.

“Hoje é o pior pico da chuva em Curitiba. Vai chover em vários momentos do dia, intercalando chuviscos e tempestades. Daqui a pouco, perto do meio-dia, uma área grande de instabilidade vinda dos Campos Gerais deve atingir a cidade”, explica Samuel Braun, meteorologista do Simepar. “Essa situação foi provocada pelo acúmulo de calor e umidade no Norte do país. Esse acúmulo desceu e formou áreas de instabilidade no Paraguai e no Mato Grosso, e elas avançaram pelo Paraná.”

Somente nesta quarta-feira, choveu cerca de 53 mm em Dois Vizinhos, no Sudoeste do estado. Planalto (50,2 mm) e Francisco Beltrão (50,6 mm), na mesma região, também registraram chuvas acima da média. Apenas na madrugada desta quinta-feira (13), a chuva em Cascavel foi de mais de 70 mm.

Segundo o Simepar, rajadas de vento fortes também foram registradas nos últimos dias em Guaíra (67,3 km/h), Cascavel (54 km/h) e Assis Chateaubriand (72 km/h).

Nesta quinta, o dia também começou bem abafado na maioria das regiões e as chuvas devem vir a rodo a partir da tarde, mesmo onde ainda não começou a chover, por causa do aumento da instabilidade atmosférica. Ao longo de todo o dia são esperadas chuvas acompanhadas de raios e antecedidas por rajadas fortes de vento.

As máximas giram em torno de 20° C em Curitiba, 26° C em Londrina e Umuarama, e 29° C em Foz do Iguaçu.

O tempo segue bastante instável no Paraná na sexta-feira (14). A previsão é de mais um dia chuvoso em grande parte do estado, com expectativa de tempestade a qualquer hora em várias cidades. Chove com mais intensidade entre as áreas Leste e Norte, mas o Simepar não descarta o risco de temporais também entre os setores Oeste e Sudoeste, onde chove forte desde o começo do feriado.

Fim de semana

Segundo o Simepar, o final de semana será um pouco mais ameno, típico de primavera: calor acentuado pela manhã e chuvas no final da tarde. Ao longo do sábado, as temperaturas também começam a subir gradativamente. Até domingo, os termômetros se elevam para 27° C em Curitiba, 35° C em Paranavaí, 33° C em Apucarana e 28° em Cascavel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]