Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Grandes geradores de lixo passam por fiscalização

Lei municipal determina descarte máximo semanal. Propriedades geradoras de volume de lixo superior devem contratar coleta terceirizada sob o risco de serem multadas

Grandes geradores de lixo de Curitiba têm sido alvo de fiscalização quanto à produção, coleta e descarte de resíduos sólidos. Num primeiro momento, o mapeamento é feito com prestadores de serviços, órgãos públicos e comércio em geral da região central da cidade. Estabelecimentos que estiverem em situação irregular e não se adequarem à legislação serão multados.

De acordo com o Decreto Municipal nº 983/2004, que regulamenta os artigos 12, 21 e 22 da Lei n.º 7833/91, cada propriedade (vinculada ao IPTU) tem direito ao descarte semanal de 600 litros de resíduos recicláveis e 600 litros de orgânicos. Acima desse volume, torna-se obrigatória a contratação de coleta terceirizada e a apresentação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).

A fiscalização é de responsabilidade do departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMA) e consiste no acompanhamento de três coletas em cada estabelecimento para verificação da quantidade de resíduos orgânicos e recicláveis dispostos à coleta pública.

Caso se comprove que o volume descartado ultrapassa os 600 litros de recicláveis e 600 litros de orgânicos previstos em lei, o estabelecimento é enquadrado como Grande Gerador e notificado. Após a notificação, o estabelecimento dispõe de um prazo de 15 dias para providenciar a coleta terceirizada e 30 dias para protocolar o PGRS na SMA.

Em caso de descumprimento das exigências, o proprietário está sujeito a multa no valor de R$ 1.650 pela não apresentação do plano de gerenciamento de resíduos; multa de valor variável pelo descarte irregular, a depender da quantidade de lixo descartado; e multa de R$ 20 mil pelo transporte irregular. Os imóveis considerados grandes geradores terão a coleta pública cancelada e devem solicitar à SMA a suspensão da cobrança da taxa de coleta de lixo cobrada no boleto do IPTU.

Fiscalização

Apesar de o decreto municipal que dispõe sobre a produção, coleta e descarte de resíduos sólidos ser de 2004, a Prefeitura de Curitiba não dispõe de um levantamento de quantos grandes geradores de lixo existem na capital. Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMA), os tipos de estabelecimentos mais enquadrados como grandes geradores são as indústrias, prestadores de serviços, órgãos públicos e comércio (como hotéis, restaurantes, bares e lojas).

Desde que a fiscalização realizada pelo departamento de Limpeza Pública da SMA começou, há cerca de dois meses atrás, 60 estabelecimentos foram considerados irregulares, desses, 10 foram multados por não se adequarem após a notificação.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.