Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Acidente

Grávida sobrevivente da queda do avião da FAB está com costela quebrada

Suboficial da Aeronáutica será sepultado no Rio de Janeiro. Técnico em enfermagem João Abreu será sepultado em Benjamin Constant

Enfermeira também está com lesão na coluna cervical | Reprodução/TV Globo
Enfermeira também está com lesão na coluna cervical (Foto: Reprodução/TV Globo)

A Fundação Nacional da Saúde (Funasa) informou, por meio de nota, que redobrou a atenção em relação ao estado de saúde da enfermeira Jositéia Vanessa de Almeida, que inspira cuidados especiais. Ela está grávida de 14 semanas e sofreu uma fratura na costela e tem uma lesão na coluna cervical. A enfermeira é uma das sobreviventes da queda do avião da Força Aérea Brasileira (FAB), nesta quinta-feira (29), no Amazonas.

Ainda segundo a nota, apesar de se deslocar sem dificuldades e do quadro geral de saúde ser muito positivo, Jositéia se encontra em período de licença médica. Ela chegou a Manaus nesta sexta-feira (30), em avião da FAB, que saiu de Tabatinga. Neste momento, ela está em Santarém (PA), onde recebe assistência de familiares e da Funasa e onde dará início a um tratamento médico.

Sepultamento

O corpo do suboficial Marcelo dos Santos Dias deve chegar a Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na tarde desta segunda-feira (2). O velório foi realizado em Manaus, mas o local e horário de sepultamento ainda não foram definidos pelos familiares. Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) saiu da capital amazonense por volta das 10h (horário de Brasília) para o Rio.

O militar morreu no acidente aéreo da FAB, no Amazonas, na quinta-feira (29). O corpo de Marcelo dos Santos foi localizado neste domingo (1º). A tripulação do avião acidentado segue para acompanhar o enterro no Rio de Janeiro.

O militar estava na margem do Rio Itui, a 2,5 quilômetros do local do acidente. Ele ajudou os sobreviventes a sair do avião, após o pouso forçado. "Marcelo saiu da poltrona, foi até a porta atrás, abriu a saída de emergência e ficou. Até todo mundo sair, ele aguentou", conta o sobrevivente Marcelo Nápoles.

O técnico em enfermagem João Abreu também morreu. O corpo foi encontrado neste sábado (31), dentro do avião submerso. Ele foi levado para Benjamin Constant (AM), onde deverá ser sepultado ainda nesta segunda-feira.

Ato ecumênico

A Funasa confirmou que será realizado, em Tabatinga (AM), um ato ecumênico de Ação de Graças em homenagem aos seis sobreviventes do acidente aéreo e uma missa solene em memória de João de Abreu Filho. A cerimônia contará com a presença do presidente da Funasa, Danilo Forte, de diretores e funcionários da Instituição, além de autoridades dos governos municipal, estadual e federal.

Resgate da aeronave

A Aeronáutica iniciou uma operação para retirar o avião da água. Ele será desmontado para análise do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião passou por uma inspeção maior, que durou uma semana, no início de outubro, e tinha ainda 45 horas de voo antes de fazer uma nova inspeção, mais simples. O motor retornou de uma revisão realizada este ano.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.