Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paralisação

Greve dos servidores do Detran entra no terceiro dia

Segundo o Sindicato dos Servidores do Detran no Paraná (Sisdep), representante dos grevistas, o movimento atingiu quase 90% da categoria

Segundo o sindicato, quase 90% da categoria aderiu à paralisação | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Segundo o sindicato, quase 90% da categoria aderiu à paralisação (Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo)

Os servidores do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) mantiveram ontem a greve em várias cidades do Paraná, como Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Rolândia, Ponta Grossa, Cascavel, Toledo, Araucária e Pato Branco. Em Curitiba, entretanto, as três Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) continuaram operando normalmente.

Segundo o Sindicato dos Servidores do Detran no Paraná (Sisdep), representante dos grevistas, o movimento atingiu quase 90% da categoria. O Detran afirmou que 24% dos servidores estatutários do órgão, ou 230 de 960, participaram da paralisação. Hoje, a greve continua.

Os servidores cobram melhores condições e também enviaram representantes em apoio aos servidores do estado que estão acampados na frente da Assembleia Legislativa em protesto contra o chamado "pacotaço" proposto pelo governo do estado, com medidas de austeridade que desagradaram aos servidores por afetar direitos adquiridos recentemente.

Serviços essenciais

Mesmo paralisados, os grevistas permaneceram nas Ciretrans das 8 h às 17 horas de ontem. Contudo, só atenderam o público das 8 às 14 horas para quatro serviços essenciais: documentação para veículos direcionados a serviços essenciais (como ambulâncias), exames práticos para a primeira habilitação de candidatos que estão com o vencimento dos exames para os próximos 30 dias e apreensão de habilitações que foram suspensas e liberação da habilitação para motoristas que já fizeram cursos de reciclagem.

Negociação

Desde que a greve foi deflagrada, afirma Silvia Penerotti, secretária do Sisdep, o governo do Paraná não se sentou à mesa para negociar. As principais reivindicações dos servidores do órgão são reajustes salariais (como o quinquênio, progressão e promoção), aumento do quadro funcional por meio de concurso público e o pagamento do terço de férias, atrasado desde novembro.

A estimativa de Silvia é de que são necessários mil novos servidores para manter um atendimento de qualidade. "Quanto ao aumento de funcionários, o governo usou uma estimativa de um estudo que isso custaria R$ 100 mil e decidiu paralisar o processo por causa desse valor irrisório, desconsiderando que o Detran é o segundo maior arrecadador do estado", diz. "Mas para criar vagas para funcionários comissionados, como aconteceu 225 vezes de 2012 para cá, nunca falta verba."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.