• Carregando...
Com os presos em Curitiba a polícia econtrou farto armamento | Hedeson Alves/Gazeta do Povo
Com os presos em Curitiba a polícia econtrou farto armamento| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo
  • As três mulheres e os dois homens presos em Curitiba foram apresentados na sede do Cope

As cinco pessoas presas em Curitiba, acusadas de integrarem uma quadrilha especializada em roubos a joalherias, causaram um prejuízo de cerca de R$ 1,5 milhão aos proprietários dos estabelecimentos roubados. De acordo com a polícia, as investigações começaram no mês de março, após duas joalherias serem assaltadas em Curitiba e uma em São José dos Pinhais.

De acordo com o delegado do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), Francisco Caricati, a quadrilha agia em todos os estados do Sul e Sudoeste. Em Curitiba foram presas três mulheres e dois homens, na quarta-feira (1º). Com eles, os policiais apreenderam um fuzil, uma submetralhadora, duas pistolas, coletes balísticos da Polícia Civil, duas granadas, munição e três carros. Três pessoas foram presas em Belo Horizonte, Minas Gerais, acusadas de participarem do mesmo grupo criminoso.

"Era uma quadrilha altamente sofisticada e especializada", explicou Caricati. Segundo o delegado, as mulheres eram usadas para fazerem um levantamento prévio dos lugares que seriam assaltados. "Eles iam até as joalherias como compradores, por duas ou três vezes, até ganhar a confiança das vendedoras. Em seguida, voltavam para uma nova compra e, quando a vendedora abria o cofre para mostrar as joias, eles davam voz de assalto", explicou o delegado.

Nenhum dinheiro ou joia foi recuperado pela polícia ainda. A ação que acabou com a prisão da quadrilha foi feita por policiais do Cope, em conjunto com equipes do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) de Santa Catarina, do Paraná e de Minas Gerais. Em Belo Horizonte, o grupo é acusado de fazer assaltos a carros fortes e a bancos também.

Prisões

Em Curitiba foram presos Bruna de Borba, Thanisa Sheunemann e Leandro Lopes em uma casa no Pinheirinho. Eleandro Matias e Losiane de Borba em uma casa no bairro Mercês.

Os policiais de Minas Gerais prenderam Vilson de Boni, apontado como mandante do grupo, Antonio Fernando Bento e Rubens Coutinho de Lemos em Belo Horizonte. Os três se preparavam para realizar mais um assalto. Com eles, foram apreendidos três pistolas, um caminhão, que era utilizado para carregar mercadoria roubada e armamento, e dois carros.

O delegado Francisco Caricati acredita que no Brasil inteiro o prejuízo causado pela quadrilha chegue a R$ 3 milhões. Os suspeitos que foram presos irão responder por formação de quadrilha, porte ilegal de armas e roubo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]