• Carregando...

Rogério Mattos da Luz, conhecido como "Batman" é, segundo a polícia, o líder da maior quadrilha responsável por assaltos a carros-fortes e caixas eletrônicos do Brasil. O homem, que tem 35 anos, foi preso na última quarta-feira (18), em uma casa de luxo na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O próximo passo da polícia é identificar todos os bens do grupo que foram comprados com dinheiro roubado.

"Agora vamos atrás do ramo financeiro, porque com o dinheiro roubado eles compravam muitos carros e imóveis. Vamos levantar esses bens e indiciar as demais pessoas envolvidas", disse o delegado do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), Hamilton da Paz. Um parceiro de crimes do "Batman", Ademir Martins, 34 anos, também foi preso na capital fluminense.

A dupla era procurada há aproximadamente um mês por policiais do Cope e dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde eles também cometiam crimes, segundo o delegado. "Depois de um assalto a um carro-forte, soubemos que ele foi para o Espírito Santo e depois fugiu para Bahia. Em Porto Seguro, nós o localizamos, houve um tiroteio e ele conseguiu fugir, até que foi preso no Rio de Janeiro", contou Paz. No Rio, eles se escondiam em casas alugadas nos bairros Recreio dos Bandeirantes e Copacabana.

Segundo a polícia, os dois participaram de um assalto no qual foi levado um malote com R$ 147 mil de um carro-forte. O crime ocorreu no dia 15 de novembro, em um posto de gasolina, na divisa entre os bairros Alto Boqueirão e Sítio Cercado, em Curitiba. Na ocasião, houve troca de tiros entre seguranças e bandidos e dois assaltante foram baleados. Um dos envolvidos no assalto, Edson Araújo de Barros, 44 anos, foi preso no dia seguinte em um hospital de Mafra. "Batman" também foi baleado, mas fugiu. Um dos participantes do crime ainda está foragido.

O braço direito de Luz, Marcos Januário Fagundes, foi morto no dia 26 de setembro depois de entrar em confronto armado com a polícia, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Ele seria responsável por atirar em um policial da Delegacia de Colombo durante uma abordagem dias antes.

Outros três membros da quadrilha foram detidos em agosto, em Colombo, também na RMC. Com eles, a polícia apreendeu oito bananas de dinamite, 22 estopins espoletados para bananas de dinamite, uma submetralhadora de calibre 9 milímetros, um fuzil 556, cinco coletes balísticos, cinco radiocomunicadores, sete celulares, três lanternas, seis toucas balaclavas, um aparelho de mira óptica, um pote com pólvora, um pote com massa explosiva e vários metros de cordel detonante. Cinco veículos roubados também foram levados à delegacia.

Ficha criminal

"Batman" estava foragido da Colônia Penal Agrícola de Piraquara desde o dia 18 de abril. Contra ele, havia cinco mandados de prisão por crimes de roubo. Ele já tem passagens pelo 7º Distrito Policial, pela Delegacia de Furtos e Roubos, Delegacia de Colombo, Furtos e Roubos de Veículos, Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas e Cope.

Entre os crimes atribuídos a ele, estão furtos em Enéas Marques, no interior do Paraná, em 1998, roubo a uma agência dos Correios, em Curitiba, em 1999, assalto a um comboio de carros-fortes em Serra da Dona Francisca, Santa Catarina, no último 8 de dezembro, quando assaltantes bloquearam a SC-301 e levaram malotes de dinheiro de caminhões usando armamento pesado, como um fuzil AK-47.

O comparsa de Luz também é foragido da Colônia Penal, onde cumpria pena de cinco anos por porte ilegal de arma de fogo. Ele fugiu em agosto. Contra Martins, havia dois mandados de prisão por roubos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]