Mais de 70 barracos foram removidos ontem de manhã pela Guarda Municipal de uma área da prefeitura na Rua Lauro Schereber, localizada no Bolsão Sabará, no bairro Cidade Industrial de Curitiba. Cerca de 200 famílias ocuparam o terreno, que fica ao lado de um campo de futebol, em repúdio à demora da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) na contemplação de inscrições feitas há seis anos. Expulsos, adultos e crianças se organizaram em uma área em frente à espera de uma resposta da Cohab.
Pelo menos seis viaturas da Guarda Municipal mantinham ontem à tarde a segurança do terreno ao lado do campo de futebol, desocupado por duas vezes desde sábado. O grupo de moradores não tem liderança, mas Tatiane Linhares, 24 anos, diz que todas as famílias vivem de aluguel ou moram de favor na casa de parentes.
A primeira ocupação ocorreu no início da noite de sábado. "Nós voltamos. Hoje [ontem], às 11 horas, os guardas nos tiraram de lá. Removeram as lonas e colocaram fogo", afirma Tatiane. A Guarda Municipal, no entanto, diz que a retirada foi feita pacificamente.



