Desde que a Lei Antifumo passou a vigorar em Curitiba, em 19 de novembro de 2009, a Vigilância Sanitária já realizou cerca de 21 mil inspeções em estabelecimentos comerciais da capital, que resultaram em 94 autuações por descumprimento da lei. O índice de bares, restaurantes, lanchonetes, casas noturnas, shopping centers e supermercados que não cumpriram a regra é de 0,45%, número considerado baixo pelas autoridades.
Em muitos casos, a autuação ocorreu por causa da presença de fumantes, xepas de cigarro ou cinzeiros nos locais visitados, o que representaria indício e facilitação para o fumo. O fumo foi proibido em locais fechados e de uso coletivo, que não podem ter cinzeiros e devem ter cartazes e adesivos de divulgação da lei.
Nesta semana, equipes da secretaria municipal da saúde vão retomar as inspeções em terminais de ônibus, casas noturnas, bares e restaurantes, com ações educativas e de fiscalização. Entre quarta (17 e sexta-feira (19), quatro terminais de ônibus serão visitados: Santa Felicidade, CIC, Campo Comprido e Guadalupe. As ações devem ser realizadas entre as 7h e 8h30, horário de maior movimento de passageiros, quando as equipes vão conversar com os usuários sobre a lei e distribuir folhetos explicativos.
Na sexta-feira (19), as inspeções vão ocorrer em bares, restaurantes e casas noturnas, entre 19h e meia-noite. Com a nova norma, quem quiser fumar precisa sair do estabelecimento para fazê-lo. Ainda na sexta (19), um encontro entre dirigentes, educadores e representantes de centros acadêmicos de 20 instituições de ensino superior de Curitiba vai discutir a criação de uma agenda para a promoção de estratégias de monitoramento, atenção à saúde e ambientes saudáveis. O encontro vai ocorrer no Sesc da Esquina, entre 9 e 12 horas.



