Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
serviço público

HC devolverá dinheiro de prova

Concurso, que já havia sido suspenso em maio, previa a contratação de 180 funcionários temporários

“Diante dessa revogação não temos mais o que fazer. É como se o teste nem tivesse existido.” Heda Maria Barska dos Santos Amarante, diretora-geral do HC | Antonio Costa/Gazeta do Povo
“Diante dessa revogação não temos mais o que fazer. É como se o teste nem tivesse existido.” Heda Maria Barska dos Santos Amarante, diretora-geral do HC (Foto: Antonio Costa/Gazeta do Povo)

O teste seletivo para a contratação de 180 funcionários temporários para o Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi cancelado na semana passada, depois de já ter sido suspenso em maio, poucos dias antes da aplicação da prova. A diferença é que, com o cancela­men­to, o valor das inscrições deverá ser devolvido aos cerca de 4,5 mil inscritos. A revogação do concurso deve causar prejuízo de até R$ 80 mil ao hospital, pois as questões já haviam sido elaboradas e os digitadores foram contratados.

O motivo da confusão é uma briga judicial entre o Ministério Público Federal (MPF) e a União. Em 2009, uma decisão da 2.ª Vara Federal de Curitiba determinava que o governo federal contratasse 180 servidores para suprir a falta de mão de obra no HC, já que sem o serviço desses funcionários o atendimento à população estava prejudicado. Para cumprir esta decisão, o teste seletivo foi aberto em abril deste ano.

No entanto, a Advocacia-Ge­ral da União (AGU) conseguiu derrubar a decisão anterior pe­­rante ao Tribunal Regional Fe­­deral da 4.ª Região, em Porto Alegre, poucos dias antes da realização da prova, programada para o dia 23 de maio. Na época, o concurso foi suspenso. Agora, ele foi definitivamente cancelado para que o dinheiro da inscrição possa ser devolvido. "Diante dessa revogação não temos mais o que fazer. É como se o teste nem tivesse existido", lamenta a diretora-geral do HC, Heda Maria Barska dos Santos Amarante.

Novo concurso

A direção do HC estima que faltem atualmente até 700 funcionários no hospital. Para se ter uma ideia, o número de servidores hoje (3.085) é menor do que em 2002 (3.372). O último concurso público aberto pelo Hospital de Clínicas foi em 2005, quando foram contratadas 47 pessoas. Em 2008, foi realizado um teste seletivo para contratar 74 funcionários, mas para vagas temporárias.

Por causa da necessidade de novas trabalhadores, a diretora-geral do HC espera que um novo concurso seja aberto pelo governo federal ainda neste mês, através do Plano de Reestruturação e Expansão dos Hospitais Uni­­versitários Federais (Rehuf). "Para nós é importante que isso aconteça porque nós precisamos de gente", afirma.

Ela salienta, porém, que, caso venha a ser aberto um no­­vo concurso, as inscrições feitas para o teste seletivo de maio não irão valer. Quem tem interesse em participar deverá ne­­cessariamente fazer uma nova inscrição.

Serviço:

Informações sobre o cancelamento no site do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br) ou pelo telefone 3313-8800.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.