O Hospital de Clínicas, localizado em Curitiba, fará dois estudos clínicos com um novo medicamento utilizado no tratamento de artrite reumatóide e precisa de voluntários. Se os resultados foram satisfatórios, o medicamento poderá ser adotado futuramente para o tratamento da doença e os custos podem ser menores.
Um dos estudos avaliará o novo medicamento imunobiológico, que será administrado por via oral. O segundo irá compará-lo com os medicamentos de marca existentes.
O Hospital de Clínicas destacou que o voluntário necessita ter sido diagnosticado com artrite reumatóide (inflamação nas juntas) há pelos menos 6 meses. Não se deve confundir esse caso com artrose (que é o desgaste nas juntas).
Homens e mulheres podem participar do estudo e devem ter entre 18 e 60 anos. Outro critério para ser voluntário é estar em atividade clínica com resposta inadequada aos tratamentos tradicionais ou aos medicamentos biológicos anti-TNF.
Os interessados serão avaliados, irão receber informações detalhadas sobre o tratamento e se atenderem aos critérios do protocolo da pesquisa - serão encaminhados para o estudo.
O HC irá convocar os voluntários nos próximos 45 dias. Os interessados devem telefonar para (41) 9109-6167 ou (41) 3022-3482 (entrar em contato com Jéssica), das 10 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.
Artrite Reumatóide
Segundo o HC, a artrite reumatóide é um processo inflamatório que se manifesta nas articulações, tendo como conseqüência, alguns sinais e sintomas (inchaço nas articulações, rigidez, dor) decorrentes de lesões articulares levando a deformidades e incapacidades.
Trata-se de uma doença comum e pode atingir até 1,5% da população em algumas regiões. É mais freqüente em mulheres e costuma iniciar-se entre 30 e 50 anos de idade, mas compromete também homens e crianças.



