Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rio

Helicópteros estão proibidos de rodear o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar

Objetivo é disciplinar os voos panorâmicos na cidade, após reclamações dos moradores dos bairros da zona sul sobre o excesso de ruído

Os turistas que agora quiserem sobrevoar o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, no Rio, terão que se contentar com apenas uma "passadinha" por uma das laterais dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade. A decisão foi anunciada na terça-feira (14) pela Secretaria Estadual do Ambiente em comum acordo com o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

O objetivo é disciplinar os voos panorâmicos na cidade, após reclamações dos moradores dos bairros da zona sul sobre o excesso de ruído. Todas as aeronaves terão que respeitar as regras, antes adotadas apenas contra uma empresa.

Os voos ao redor do Cristo e do Pão de Açúcar estão proibidos, assim como sobre a enseada de Botafogo e os bairros da Glória e da Lapa em direção ao estádio do Maracanã. Antes, apenas as rotas sobre o Jardim Botânico, Botafogo, Humaitá e Urca estavam proibidos.

A altura mínima dos sobrevoos passou de mil pés para 1.500 pés. As operações ficam restritas das 9h ao pôr-do-sol (atualmente às 17h30). "As medidas ampliadas têm pontos mais rigorosos, como a altura mínima de 1.500 pés e a proibição do voo ao redor do Cristo. Isso porque ficou comprovado que a mureta de concreto do Cristo reverbera o ruído dos voos, afetando ainda mais a saúde auditiva dos moradores da região", disse o secretário do Ambiente do estado do Rio, Carlos Minc.

Segundo ele, três helicópteros que descumpriram as medidas já foram notificados. Os pilotos e as empresas já estavam avisados desde o começo da semana das regras. A fiscalização será feitas por empresas de aviação credenciadas à secretaria.

Segundo Minc, o Decea também adotou medidas no aeroporto de Jacarepaguá, na zona oeste da cidade. Os sobrevoos na região terão que privilegiar a entrada e a saída pelo mar, com mais altura, ou sobrevoando a avenida Ayrton Senna. O objetivo é diminuir o impacto sonoro no bairro de Jacarepaguá. Outro problema a ser atacado pelas autoridades aeronáuticas será o heliponto do Recreio. "Pedi à Anac e ao Decea que avaliem circuitos de menor impacto para o heliponto do Recreio, que é muito utilizado e com quem firmaremos um acordo", disse.

O secretário também pediu que seja realizado estudo de viabilidade de uma rota de voos de helicópteros que chegue ao Cristo não pelo Jardim Botânico, mas sobrevoando áreas verdes do Alto da Boa Vista.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.