• Carregando...

Meningite

A meningite pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos. Os tipos mais comuns de meningite são os causados por vírus. Já os casos mais graves da doença são causados por bactérias.

O médico infectologista Alceu Fontana Pacheco Júnior explicou que a meningite meningocócica é um dos tipos graves da doença e que o paciente precisa receber cuidados médicos de forma breve. A doença pode deixar sequelas e até levar à morte.

Alguns dos sintomas da doença são rigidez no pescoço, febre alta, dor de cabeça, vômito, entre outros.

Em caso de suspeita de meningite, a pessoa deve consultar um médico, que irá prescrever o tratamento de acordo com o agente causador da doença. "Em hipótese alguma a pessoa deve recorrer à automedicação. Os sintomas podem ser "mascarados, irá piorar o caso e retardar o início do tratamento", afirmou o presidente da Sociedade Paranaense de Infectologia. (FL)

Um dos tipos de meningite mais comuns no inverno é a meningocócica. Essa modalidade é causada pela bactéria Neisseria meningitidis e a transmissão ocorre quando se tem contato com secreções ou com a saliva de uma pessoa que contraiu a doença. A meningite é uma inflamação na membrana que protege o sistema nervoso central.

Como a transmissão da meningite meningocócica se dá por meio das vias respiratórias, cuidados com a higiene e medidas preventivas auxiliam a reduzir a incidência da doença.

O médico infectologista Alceu Fontana Pacheco Júnior, presidente da Sociedade Paranaense de Infectologia, afirmou que um dos hábitos que a população deve ter para combater a doença é lavar as mãos de forma correta com água e sabão várias vezes ao dia. A pessoa pode ter tocado em uma superfície contaminada com a bactéria, como uma maçaneta, um corrimão, uma superfície em um ônibus, e pode contrair a meningite meningocócica.

Pacheco Júnior alertou que é preciso ter atenção à forma como se faz a lavagem das mãos. A pessoa deve higienizar a palmas das mãos, as unhas, entre os dedos e o punho. "A lavagem deve ser feita com água e sabão. Se não for possível, a pessoa pode higienizar as mãos com álcool 70%", explicou.

Outro cuidado essencial é manter os ambientes ventilados, para que o ar possa circular e seja renovado. Essa medida deve ser adotada, principalmente, nos ônibus e em locais de grande circulação. "Também é aconselhável – sempre que for possível - evitar locais com aglomerações de pessoas", afirmou Pacheco Júnior.

O infectologista lembrou ainda que esses cuidados com a higiene e as medidas preventivas ajudam a evitar a meningite e também outras doenças, como a gripe A H1N1, as gastroenterites, entre outras.

Números da meningite no Paraná O Paraná registrou 1.222 casos de meningite - de todos os tipos - em 2009 e 71 pessoas morreram por causa da doença no estado, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Com relação somente aos casos de meningite meningocócica, foram 110 situações no Paraná no ano passado, sendo que houve 24 óbitos. Neste ano – até dia 18 de junho – já ocorreram 423 casos de meningite e 26 pessoas morreram. Deste total, 39 situações foram de meningite meningocócica, dos quais sete morreram.

Em Curitiba, foram registrados 337 casos de meningite – de todos os tipos - em 2009 e 18 pessoas morreram. No primeiro semestre de 2010 houve 134 casos de meningite e sete óbitos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]