• Carregando...
O Cais do Valongo foi o maior porto de escravos do mundo entre os séculos 16 e 19. | Fernando Souza/Agência O Dia
O Cais do Valongo foi o maior porto de escravos do mundo entre os séculos 16 e 19.| Foto: Fernando Souza/Agência O Dia

Em 2012, o Rio de Janeiro teve sua paisagem classificada pela Unesco como patrimônio da humanidade. Em 2015, quando completa 450 anos, a cidade trabalha para que outro cenário conquiste o título, mas não pela beleza.

O Cais do Valongo representa o Brasil como o lugar em que mais desembarcaram africanos escravizados no mundo entre os séculos 16 e 19: cerca de 5,5 milhões, ou 40% do total. Ao Rio chegaram quase 3 milhões. E à região do Valongo, perto de 1 milhão.

“Estamos falando do maior porto escravagista da história”, ressalta o antropólogo Milton Guran, coordenador do grupo que prepara o dossiê da candidatura.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) marcou um parecer para setembro, ganhando tempo para receber uma avaliação preliminar do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), associação que auxilia a Unesco. O resultado sairá em fevereiro de 2016.

“Temos que mostrar o que significa aquela região, em que os africanos passaram a viver e onde nasceu o samba carioca”, diz a presidente do Iphan, Jurema Machado.

Em 1774, o vice-rei, Marquês de Lavradio, determinou que os escravos deixassem de “entrar na cidade através das principais vias públicas, não apenas carregados de inúmeras doenças, mas nus”. Eles passaram a ser levados dos navios negreiros para o Valongo de bote.

A região faz parte, hoje, do centro do Rio, mas era então considerada um subúrbio.

Em 1811, com a corte de dom João VI instalada na cidade havia três anos, construiu-se um cais na área. Em 1831, o tráfico foi proibido pelo Império. Desembarques clandestinos continuaram a acontecer, mas em outros lugares.

A chegada de Teresa Cristina de Bourbon para se casar com dom Pedro II foi a senha para que se aterrasse o Cais do Valongo, ícone escravista que não deveria ser exibido numa terra que se desejava civilizada. Sobre ele surgiu o Cais da Imperatriz, onde a princesa napolitana desembarcou em 1843.

Escavações de descoberta do porto tiveram início em 2011

As escavações para a redescoberta do antigo Cais do Valongo começaram em 2011, 200 anos depois de ele ter sido construído.

Se sabia que haveria restos do porto no local, mas faltava a oportunidade, que veio com as obras realizadas pela prefeitura na zona portuária.

Com estrutura de rampa, o cais chega a 1,80 m abaixo do nível atual da rua Barão de Tefé.

“O Valongo é o único ponto de chegada de africanos que se preservou nas Américas. Ele representa a tragédia da diáspora africana”, diz a arqueóloga Tania Andrade Lima, coordenadora do trabalho de redescoberta do cais.

A escolha como patrimônio da humanidade poderá impulsionar o chamado “turismo de memória”.

O primeiro grande armazém da zona portuária, construído pelo engenheiro negro André Rebouças, em 1871, viraria o Memorial da Herança Africana, ligado ao Museu de Arte do Rio (MAR).

“Estamos fazendo um projeto urbanístico e paisagístico para a área do circuito, aproximando elementos de Brasil e da África”, diz Washington Fajardo, presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade.

“O novo porto não terá só edifícios globais, que são até enfadonhos, na minha visão de arquiteto. O melhor do futuro porto será o seu passado.”

5,5 milhões

de escravos africanos desembarcaram no Brasil em 4 séculos; 1 milhão deles foi pelo Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, o maior porto escravagista da história

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]