• Carregando...
Crise política vivida pela princesa Isabel há 130 anos guarda semelhança com momento de Dilma. | Andrew Kelly / Reuters
Crise política vivida pela princesa Isabel há 130 anos guarda semelhança com momento de Dilma.| Foto: Andrew Kelly / Reuters

Em seu gabinete, a chefe de Estado do Brasil negocia com os partidos aliados a aprovação de projetos apresentados ao Parlamento e as pautas-bomba que não a deixam dormir. Ávidos por cargos e títulos que dão projeção política na Câmara e no Senado, parlamentares condicionam o apoio a favores. Enquanto isso, pelos corredores do palácio do governo, o fogo amigo ameaça: figuras próximas a ela cobiçam sua cadeira e tramam contra o poder. Nas ruas, a oposição se articula, quer que a chefe de estado deixe o comando do país. A descrição do cenário de crise política serve para o governo da presidente Dilma Rousseff, mas foi feita em cartas, há quase 130 anos, pela primeira mulher a governar o Brasil, a princesa Isabel. O acervo, de posse do Museu Imperial de Petrópolis, Região Serrana do Rio, mostra o jeito brasileiro de fazer política — que pouco mudou ao longo dos séculos — e uma princesa de pulso firme e detentora de um humor ácido.

Assim como a presidente, a princesa Isabel também lidava com os adversários com postura firme.Andrew Kelly / Reuters

São cerca de três mil escritos de Isabel, endereçados ao pai, o imperador Pedro II; à mãe, imperatriz Teresa Cristina; à irmã, princesa Leopoldina; e à sua amiga e confidente condessa de Barral, que descrevem a sociedade da época. Sem o carisma de Pedro II, Isabel esteve à frente do país por três vezes ao substituir o pai durante suas viagens. A primeira regência (1871) durou oito meses e as outras (1876 e 1888), pouco mais de um ano cada.

Assim como Dilma, Isabel manteve-se fiel ao estilo brasileiro de governar. Teve nos cargos e nos favores uma moeda de troca para sustentar a base parlamentar de seu governo e ainda distribuiu títulos de nobreza, que conferiam status. Antes de concedê-los, escrevia ao pai para aprová-los. Em troca, era cobrado apoio às suas decisões. Alguns títulos chegaram a ser contestados, como o concedido a um fazendeiro que virou barão por ter alforriado apenas um escravo.

A luta contra a balança das duas chefes de estado

Leia a matéria completa

Em suas três regências Isabel enfrentou oposição por ser mulher. Era chamada pelos adversários de carola, sem carisma e submissa ao pai e ao marido, o conde francês d’Eu. Seus aliados a acusavam de não gostar de fazer política. Por ter sido mãe tarde, deu munição aos republicanos e aos monarquistas, que cobravam um herdeiro para o trono.

“A imagem que foi construída de Isabel é a da princesa que aboliu a escravatura, avessa à política e submissa ao pai e ao marido. E que se Isabel substituísse o imperador Pedro II, o país seria governado pelo marido francês. Mas não era bem assim. A princesa foi quem pegou as maiores pautas-bomba do Império: a Lei do Ventre Livre e a Lei Áurea”, explica o diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Júnior. “Meses antes da abolição, a princesa promoveu um desfile de carros com distribuição de camélias, flor que simbolizava os abolicionistas, e entregou cartas de alforria, maneiras de demonstrar que apoiava os abolicionistas.”

Isabel não era de colocar panos quentes; assim também parece ser Dilma

De humor ácido, Isabel chegou a brincar numa das cartas com seus cabelos curtos e ralos, que caíram por causa de uma febre tifoide, ao discutir um projeto de abastecimento de água. No mesmo texto, de fevereiro de 1868 endereçado ao pai, ainda demonstrou sua personalidade autoritária — as vezes explosiva, como aparenta Dilma — e defensora da prática do engavetamento de projetos, usada até hoje. “No mesmo dia veio também o Bulhões que contou-nos que segundo um projeto dele, o Rio devia ficar com muita água, mas isto à custa de dois terços da água da cascata grande da Tijuca, ficando esta só com um tercinho. Não pude impedir-me de dizer-lhe que era um barbarismo, um vandalismo. Pois não se achará outro meio de abastecer o Rio de água? Parece que para consolar-me disse-me que estava arranjando um caminho novo muito bom, menos íngreme para ir das Paineiras ao Corcovado; mas quando podia ter ambas as coisas a ideia da possibilidade do primeiro projeto, me faz arrepiar os cabelos, e agora que os tenho bem curto isto é ainda mais fácil. Parece que os papéis sobre a supressão da cascata estão no conselho de estado, onde desejarei que fiquem para sempre”, escreveu ela.

Isabel era firme ao impor sua vontade. Ao abolir a escravatura, mesmo contra a vontade de parte do governo, ouviu do Barão de Cotegipe que a libertação significaria a perda do trono. “Mil tronos eu tivesse, mil tronos eu daria para libertar os escravos do Brasil”, disse, ignorando recomendações. Durante a terceira regência, Isabel conviveu com o fogo amigo do sobrinho, Pedro Augusto, que conspirava contra a tia de olho no trono. No ano seguinte à abolição, os republicanos, que buscaram o apoio das ruas, chegaram ao poder e Isabel foi para o exílio na França.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]