
Um homem alcoolizado quase morreu afogado neste domingo de madrugada ao cair na cratera aberta em uma estrada rural que liga Colombo a Bocaiúva do Sul, na região metropolitana de Curitiba. Provavelmente o buraco, na Rua Gilmar Ceccon, na localidade de Campininha do Capivari, seja uma dolina (depressão que se forma em áreas com rochas calcárias), por estar na região de exploração do Aqüífero Karst, onde moram cerca de 75 famílias. A cratera tem cerca de cinco metros de diâmetro, por aproximadamente cinco metros de profundidade.
Segundo o funcionário público Adilson Carrão, que mora a poucos metros da cratera, o homem embriagado precisou de ajuda para sair do buraco. "Eu acordei com os gritos dele. Para se ter idéia da profundidade, foi preciso usar uma escada para poder resgatá-lo", contou. Ele afirmou ainda que a vítima, que é seu vizinho, poderia se afogar por falta de socorro.
Carrão contou que a prefeitura de Bocaiúva do Sul tentou sem sucesso fechar o buraco na quinta-feira. "Foram colocados 11 caminhões de terra na cratera, mas no outro dia ele ficou maior e começaram a aparecer rachaduras nas casas", afirmou. O novo deslizamento chegou a romper a rede de água, provocando vazamento durante toda a noite. "Os moradores precisaram invadir a estação de tratamento da Sanepar no Capivari para fechar o registro", informou. Próximo ao buraco existe um poço artesiano, cuja água é utilizada para abastecer o município de Colombo.
Multas
A Sanepar foi multada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) em R$ 1,2 milhão no ano de 2001 por problemas na exploração do Aqüífero Karst. A multa venceu na quinta-feira passada. A empresa solicitou o parcelamento e também recorreu no Ministério do Meio Ambiente para tentar converter o valor em projetos ambientais para o município de Almirante Tamandaré. Os responsáveis pela Sanepar não foram localizados para comentar o assunto.



