O chefe da segurança do Zoológico de São Paulo, Wallace do Nascimento, informou que 15 assaltantes invadiram o parque na tarde deste domingo (19) e levaram R$ 100 mil do cofre. Na fuga, um suspeito ficou para trás e acabou morrendo em uma troca de tiros com a Polícia Militar. Apesar da confusão, não houve outros feridos no parque.
Anteriormente, a informação da PM era de que o suspeito baleado passava bem. Por telefone, Nascimento contou ao G1 que os ladrões pagaram a entrada de R$ 14 por volta de 14h30 e esperaram o momento certo de render os vigias. "Eles compraram os ingressos, entraram normalmente e se posicionaram em locais estratégicos", disse. Seis abordaram os seguranças que estavam perto da bilheteria e, em seguida, vieram os outros nove criminosos.
De acordo com o relato de Nascimento, que estava no 83º DP para o registro do caso, uma funcionária foi retirada da bilheteria e obrigada a ir com os assaltantes até a sala do cofre. O parque funcionava sem problemas até então, como disse o chefe da segurança. Segundo ele, os bandidos aparentavam calma e não agrediram ninguém.
"Eles falaram que eram profissionais e que meu pessoal deveria ficar calmo. É bem capaz que eles soubessem a rotina do parque", apostou. O momento de maior pânico foi quando o suposto ladrão que ficou para trás deu tiro para cima ainda dentro do Zoológico. "Quem estava perto da bilheteria correu". O restante do grupo fugiu em carros e motos.
Há 15 anos na função, Nascimento disse que estava dentro de sua sala quando percebeu a movimentação e chamou a Polícia Militar. Os policiais montaram então uma barreira para impedir que o último homem apontado como integrante do grupo fugisse. Ele estava em um ônibus de linha comum, que foi parado na Avenida do Cursino, a mesma do Zoológico. O homem teria morrido após esta troca de tiros dentro do coletivo. Apesar do susto e do assalto, o Zoológico estava funcionando na tarde deste domingo.



