• Carregando...

Uma pessoa morreu na tarde desta segunda-feira (18) durante operação da Polícia Militar na Vila Cruzeiro, na Penha subúrbio do Rio. Segundo a sala de polícia do Hospital Getúlio Vargas, ele chegou sem identificação, com diversos tiros no corpo. Além dele, há um ferido no hospital, baleado no tórax. Ele teria sido atingido na favela da Chatuba, que fica próxima a Vila Cruzeiro, mas o tiro pode ter partido do confronto entre traficantes e policiais da Vila Cruzeiro.

A favela foi o local onde três chineses e o funcionário da embaixada do Vietnã no Brasil, Vu Thanh Namn, foram mantidos em cativeiro depois de serem levados no sábado, na Estrada das Paineiras, quando iam para o Corcovado. O grupo ficou dentr de uma cisterna, mas conseguiu escapar. Dois dos três chineses foram encontrados na manhã desta segunda-feira (18). O conselheiro vietnamita e outro chinês foram encontrados no domingo.

A operação seria para encontrar os responsáveis pelo crime e o cativeiro das vítimas. Cerca de 200 policiais participaram da ação, com apoio de dois carros blindados do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e um posto móvel avançado, perto de um dos acessos à Vila Cruzeiro, para facilitar a coordenação das equipes.

Delegado investiga duas hipótesesO delegado Fernando Veloso, da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat) admitiu que há pelo menos duas linhas de investigação sobre o seqüestro do diplomata vietnamita e três operários chineses. Eles foram levados na manhã de sábado (16), na Estrada da Paineiras, na Zona Sul. Segundo ele, as hipóteses mais prováveis é de que o crime tenha sido encomendado pelo traficante Fernandinho Beira-Mar ou por grupos insatisfeitos com a disputa de mão-de-obra chinesa.

"Essas duas hipóteses se encaixam na forma de atuar dos criminosos, que prepararam muito bem a ação e do cativeiro, que segundo as vítimas tinha água e comida suficientes para muito tempo de cárcere. Eles foram meticulosos, usaram três carros e depois da ação, trocaram as placas dos carros. Os chineses contaram que não houve um critério para escolher quem seria levado pelos criminosos, dentre os 45 que estavam no ônibus nas Paineiras", disse o delegado que não quis adiantar mais detalhes para não atrapalhar as investigações.

Veloso, que mais cedo já havia descartado que o crime seria assalto, disse que já tem suspeitos identificados e que está aguardando material enviado por outras delegacias especializadas para confrontar as informações e chegar à quadrilha.

Crime

Segundo a polícia, o diplomata foi seqüestrado quando passava pela Estrada das Paineiras, acompanhado do pai e do irmão em um táxi, com quatro turistas chineses que acompanhavam em uma van.

O grupo de estrangeiros fazia um passeio pela estrada e parou próximo ao mirante Dona Marta quando foram abordados por criminosos armados. Quando os turistas desembarcaram, foram rendidos por cerca de 12 homens armados, que usavam toucas ninjas e roupas pretas. Os criminosos começaram a recolher os pertences dos turistas, quando o conselheiro do Vietnã se identificou. Ele acabou sendo levado pelos assaltantes, que fugiram em três carros.

Segundo a policia, o conselheiro foi colocado no porta-malas de um dos carros. Os outros voltaram para o hotel, e só então pediram ajuda à polícia. Os turistas passaram toda a tarde dentro do hotel onde estão hospedados em Copacabana. Assustados com a violência, eles não quiseram ir até a delegacia registrar a ocorrência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]