• Carregando...
Um suspeito foi baleado pela polícia depois de troca de tiros no bairro Seminário | Felippe Aníbal / Gazeta do Povo
Um suspeito foi baleado pela polícia depois de troca de tiros no bairro Seminário| Foto: Felippe Aníbal / Gazeta do Povo
  • Residência foi invadida pelos bandidos por volta das 15 horas
  • Suspeito é socorrido, depois de ter sido baleado no confronto com policiais
  • Equipes das policias Civil e Militar trabalham no local do tiroteio
  • Segundo a polícia, Gol foi usado pelos bandidos
  • Corsa foi roubado de um operário e abandonado após tiroteio
  • Com os acusados, foram encontrados coletes balísticos, armas, munições, dinheiro, joias e garrafas de uísque
  • Dentro o produto do roubo, uma barra de ouro de 500 gramas e várias joias
  • Três foram presos no estacionamento do Park Shopping Barigüi

Uma quadrilha invadiu uma residência de luxo no bairro Seminário, em Curitiba, na tarde desta sexta-feira (24), e manteve cerca de 15 pessoas como reféns. Na fuga, os bandidos trocaram tiros com a polícia. Um assaltante foi baleado no confronto e, posteriormente, três foram presos.

A ação dos bandidos começou por volta das 15 horas, quando pelo menos seis homens armados invadiram a casa – que fica na Rua São Leopoldo – e renderam funcionários e uma filha dos proprietários. A quadrilha conseguiu acessar a residência por uma obra que está sendo realizada no mesmo terreno. "Eles mandaram a gente se deitar e disseram que o ‘negócio’ deles era com a casa", disse um operário que não quis se identificar.

Dentro da casa, eles teriam ameaçado a filha dos proprietários, que, segundo funcionários, levou pelo menos duas coronhadas. "Eles arrombaram um cofre e perguntavam por outro", disse um dos trabalhadores. Moradores da residência não quiseram dar detalhes sobre a ação dos bandidos, apenas disseram que a família está "abalada" e confirmaram que os bandidos usaram violência.

A fuga

Os assaltantes roubaram um Corsa Sedan de um dos operários para fugir. De acordo com a Polícia Militar, um automóvel Peugeot e um Gol faziam parte da ação da quadrilha, dando cobertura. Uma equipe da Força Samurai da PM, que fazia patrulhamento na região, suspeitou dos integrantes do Corsa e iniciou uma perseguição.

A duas quadras dali, na Rua Jaime Veiga, houve um tiroteio entre policiais e bandidos. Um dos suspeitos, Edivaldo da Silva, de 28 anos, foi atingido por um tiro na boca e um na coxa. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Evangélico. Após receber atendimento médico, o suspeito recebeu alta na noite de sexta-feira e foi encaminhado pela PM a uma delegacia da cidade.

De acordo com os PM’s, o acusado usava colete balístico e portava uma pistola. "Foi uma troca de tiros intensa. Eu tive que trocar o carregador da minha arma duas vezes", disse o tenente da Força Samurai, que não pode ser identificado.

Os assaltantes abandonaram o Gol e o Corsa Sedan. Depois de trocar tiros com a polícia, parte da quadrilha correu uma quadra, até a Avenida Nossa Senhora Aparecida, onde os bandidos roubaram um furgão Kangoo e um Golf e seguiram em direção ao Centro. "Eles me renderam, falaram que nada ia acontecer e que só precisavam do veículo para fugir", disse o proprietário do Kangoo, Carlos Antônio Spengler.

A prisão

Os bandidos que partiram na Kangoo foram perseguidos até o Park Shopping Barigüi. No estacionamento do centro comercial, eles foram cercados por dez policiais militares e acabaram presos. "Foi uma ação tensa, porque se não prendêssemos os criminosos ali, eles poderiam entrar na área de lojas do shopping e fazer reféns", disse o capitão da Força Samurai.

Foram detidos Luciano de Oliveira Martins, de 36 anos, Sílvio Alves Silveira, de 30 anos, e Reginaldo Lisboa dos Santos, de 35 anos. Todos tinham passagens pela polícia por roubo. Santos já havia cumprido pena também por homicídio.

Com eles, foram encontradas três pistolas, quatro carregadores, três coletes balísticos, celulares, comunicadores e quatro balaclavas. Em mochilas, os acusados levavam parte do que foi roubado da residência. Foram recuperados cerca de R$ 1,5 mil em dinheiro, uma barra de ouro de 500 gramas, várias joias e três garrafas de uísque.

O Golf roubado pelos assaltantes na fuga foi abandonado em Curitiba – em bairro não revelado. Pelo menos dois integrantes do grupo estão foragidos. A polícia acredita que eles façam parte de uma quadrilha especializada em roubos a residências e condomínios de luxo. "Com a ampliação das investigações por parte da Polícia Civil, será possível comprovar a participação deste grupo em outros crimes", avaliou o capitão.

Outro assalto

Antes de invadir a casa de luxo no Seminário, a quadrilha havia roubado uma residência no bairro Bom Retiro. A PM, no entanto, não revelou o que foi levado neste assalto. "Este grupo cometeu o primeiro roubo por volta das 14 horas. Em seguida, eles já partiram para a segunda ação", disse o capitão.

Para a polícia, há fortes indícios de que este grupo foi o mesmo que invadiu um condomínio de luxo no bairro Campo Comprido, no dia 15 de setembro. "A maneira como as ações se deram é muito semelhante, em ambos os casos. Tudo leva a crer que se trata da mesma quadrilha", disse o capitão.

Na ocasião, dez homens armados renderam o filho de um empresário e roubaram duas casas do residencial. Naquela ação, joias, relógios, um notebook, dinheiro e pertences pessoais foram levados.

De acordo com o delegado-chefe da Furtos e Roubos (DFR), Silvan Rodney Pereira, a Polícia Civil também suspeita que a quadrilha do assalto no bairro Seminário é a mesma do crime no Campo Comprido. Apesar disso, ainda não é possível afirmar que se trata do mesmo grupo. O delegado afirmou que irá convocar algumas testemunhas do condomínio no Campo Comprido para fazer o reconhecimento oficial dos homens que foram presos na sexta-feira e então será possível confirmar ou não o fato.

A data em que ocorrerá o reconhecimento oficial ainda não havia sido marcada. O delegado informou que presos que estão detidos em outros distritos policiais serão convocados para participar do procedimento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]