Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Nova portaria

Homossexuais e menores de 18 anos podem doar sangue

Portaria do Ministério da Saúde autorizou os hemocentros a não colocar a orientação sexual como critério para selecionar doadores de sangue. Os jovens entre 16 e 17 anos também poderão doar sangue, desde que tenham autorização dos pais. Antes, apenas maiores de 18 anos podiam doar. A portaria foi anunciada pelo ministro Alexandre Padilha (Saúde) ontem, no Dia Mundial do Doador de Sangue. Segundo o texto, "a orientação sexual [heterossexualidade, bissexualidade, homossexualidade] não deve ser usada como critério para seleção de doadores de sangue, por não constituir risco em si própria".

Na prática, porém, homossexuais e bissexuais têm ainda uma restrição: homens que tenham feito sexo com outro homens nos últimos 12 meses continuam impedidos de doar sangue. O argumento é que o risco de contágio pelo vírus HIV nesse grupo é maior em comparação aos heterossexuais.

A restrição está prevista em lei desde 2004 e também engloba heterossexuais que tenham tido relação sexual com mais de um parceiro no mesmo período. Não há impedimento para as lésbicas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.