• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Milhões de brasileiros terão que adiantar os relógios em uma hora por causa do horário de verão à zero hora deste domingo (18). A mudança vale para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. O novo horário vai durar até a meia-noite do dia 21 de fevereiro de 2016, quando os ponteiros terão de ser atrasados em uma hora.

Confira o lado bom e o lado ruim do horário de verão

O que fazer com uma hora a mais de sol?

A Gazeta do Povo preparou um guia com informações de mais de 600 espaços públicos esportivos e culturais da capital. Aproveite o horário de verão para conhecer a cidade. Confira o especial Ocupe Curitiba.

Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), o horário de verão tem como objetivo principal a redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional no período de ponta.

A estimativa de ganhos com o horário de verão supera o patamar de R$ 7 bilhões, que representa o valor do custo evitado em investimentos no sistema elétrico para atender a uma demanda adicional prevista, de aproximadamente 2.610 MW.

Horário de verão

O horário de verão foi instituído pela primeira vez no Brasil no verão de 1931/1932. Sua duração foi de quase meio ano, vigorando de 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932.

Entre comemorações e protestos, horário de verão começa no próximo domingo

Leia a matéria completa

Atualmente a medida é empregada sempre a partir do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. A alteração não vigora nos Estados do Norte e Nordeste. Recentemente, passou a vigorar por meio do Decreto nº 6.558, de 8 de Setembro de 2008, revisado pelo Decreto 8.112/2013.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]