O governo federal autorizou ontem a liberação de R$ 47,6 milhões para a reforma de cinco hospitais universitários em São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Rio Grande do Sul (RS) e Dourados (MS). Os recursos são oriundos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) para reformas e modernização do parque tecnológico.
Os hospitais universitários beneficiados são o da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), duas unidades vinculadas à Universidade Federal do Ceará (UFC), além da Fundação de Apoio ao Hospital de Ensino de Rio Grande, no Rio Grande do Sul e da Universidade Federal Grande Dourados, em Mato Grosso do Sul. O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná não aparece na lista dos beneficiados. As instituições que receberão as maiores parcelas são as vinculadas à UFC, com um total de mais de R$ 33 milhões.
No mês passado, o governo liberou recursos para a reforma de 28 hospitais universitários do país. Os hospitais universitários são centros de formação de recursos humanos e de pesquisa. Neles há programas de educação continuada para atualização técnica dos profissionais de todo o sistema de saúde.



