Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cruzeiro do Oeste

Hospital é fechado após agressões de pacientes a funcionários

Moradores da cidade terão que se deslocar 25 km para ter atendimento hospitalar

Desde o último final de semana o único hospital de Cruzeiro do Oeste, cidade de 20 mil habitantes no Noroeste do Paraná, está fechado por causa da violência de pacientes contra funcionários, como mostrou reportagem veiculada pelo Paraná-TV desta segunda-feira (9).

Na frente do hospital, apenas um guarda e um cartaz mostrando o motivo do fechamento. No final de janeiro, uma enfermeira foi agredida por pacientes e, no sábado (7), um médico sofreu agressão, resultando em óculos quebrados e jaleco rasgado, entre outras marcas da violência.

Os casos anteriores causam receio nos funcionários. "Já não se sabe o que vai acontecer daqui a 15 minutos com a gente. Eu tenho medo de vir trabalhar", disse a enfermeira Angélica Meira à RPC-TV. O diretor do corpo clínico, o médico Emmanuel Haji explicou ao Paraná-TV que as agressões acabam inibindo a relação entre o médico e os pacientes.

Durante a manhã desta segunda-feira, os funcionários do hospital fizeram um protesto contra a violência. "Eles chegaram xingando e agredindo, chamando-me de vagabunda", contou a técnica de enfermagem Marinalva Gonçalves.

O hospital conta com 25 leitos credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e cinco particulares. Todos os pacientes que estavam internados receberam alta. Quem procurar por socorro terá que se deslocar 25 km até Umuarama, Noroeste do Paraná, onde está o hospital mais próximo.

A Regional de Saúde de Umuarama informou que o hospital não deveria estar fechado. Para deixar de atender pelo SUS, primeiro o hospital deve fazer um pedido de descredenciamento e deixar as portas abertas por um prazo de no mínimo 30 dias.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.