Apesar de atingir cerca de 900 mil brasileiros e ser a principal causa da cegueira irreversível, o glaucoma é desconhecido por 95% da população. O risco disso é um diagnóstico tardio da doença, que pode resultar em perdas parciais ou mesmo total da visão. O glaucoma se caracteriza pelo aumento da pressão intra-ocular, que provoca danos no nervo ótico.
A dificuldade de identificar a doença precocemente é ainda maior em sua forma mais comum, a crônica simples, que é assintomática. Os primeiros sinais só aparecem quando os olhos do paciente já estão bastante comprometidos. Segundo a oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná Sueli Lima Teixeira, nesta fase a vítima da doença tem fortes dores e perde a visão periférica a pessoa só consegue enxergar o que está na sua frente. Em estágios mais avançados, a visão central também é atingida. "A maneira mais eficaz de descobrir o glaucoma é através dos exames periódicos", diz o oftalmologista Marco Canto, diretor da Clínica Canto.
Na tentativa de conscientizar a população sobre a necessidade de prevenção, o Hospital de Olhos do Paraná vai realizar uma ação de detecção precoce da doença, com a realização de exames gratuitos, amanhã, no Dia Nacional de Combate da Cegueira pelo Glaucoma.
Serviço: Palestra e exames, a partir das 15 horas, na unidade Coronel Dulcídio, do Hospital dos Olhos do Paraná, em Curitiba.



