Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Foz do Iguaçu

Hotel das Cataratas terá licitação

Foz do Iguaçu – O governo federal decidiu manter a atividade hoteleira no Parque Nacional do Iguaçu, na divisa entre Brasil e Argentina. A Secretaria do Patrimônio da União (SPU), vinculada ao Ministério do Planejamento, lançará nas próximas semanas um edital de licitação para contratar a empresa que passará a administrar o Hotel das Cataratas, situado em frente às quedas d’água. O fechamento do estabelecimento era reivindicado por um grupo de empresários e hoteleiros de Foz, sob alegação de que o estabelecimento causa impacto ao meio ambiente.

Atualmente, o hotel é gerenciado pela Tropical Hotels & Resorts Brasil, da Varig. O contrato, que vence no próximo dia 31, será prorrogado até que o edital de licitação seja lançado e a empresa escolhida. A Rede Tropical já anunciou que tem interesse em participar da licitação. O prédio do hotel pertence à União e a concessão é de responsabilidade da SPU.

Segundo a secretária da SPU, Alexandra Reschke, poderão participar da concorrência grupos estrangeiros e nacionais. A empresa vencedora terá de cumprir algumas exigências, tais como, investir na melhoria do hotel e na infra-estrutura ambiental do Parque Nacional do Iguaçu. Não será permitida a ampliação do prédio.

O edital está sendo elaborado por um grupo formado no fim de junho, com representantes dos ministérios do Planejamento, Turismo e Meio Ambiente. Segundo Alexandra, o governo optou por manter o hotel em funcionamento no parque pelo fato de considerar que é a melhor forma de utilizar o imóvel.

A manutenção do empreendimento contraria hoteleiros e empresários ligados à Associação Comercial e Industrial (Acifi) de Foz do Iguaçu. Em maio, eles encaminharam um estudo de 74 páginas elaborado pela Universidade Cândido Mendes ao Ministério do Planejamento, reivindicando o fechamento do hotel no parque para a criação de um centro ambiental. Porém, a prefeitura, a Associação Brasileira de Agentes de Viagens (Abav) e o Sindicato das Empresas de Turismo são favoráveis à manutenção do hotel.

Para o presidente da Acifi, Wanderlei Teixeira, a discussão sobre a licitação deve ser levada à sociedade de Foz do Iguaçu. Segundo ele, uma das idéias a ser sugerida é que o hotel ofereça uma contrapartida à cidade. Para isso, a sugestão é destinar 10% do faturamento bruto da empresa vencedora a um fundo destinado à aplicação de recursos na infra-estrutura turística de Foz, como, por exemplo, em estradas.

O hotel é gerenciado desde 1959 pela Tropical Hotels & Resorts Brasil. Na Argentina, o parque nacional também abriga um hotel de luxo em frente às Cataratas, administrado pela rede Sheraton.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.