O Hotel Bristol, em Maringá, no Noroeste do Paraná, foi notificado na manhã de terça-feira (21) pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) por lançar irregularmente esgoto sanitário no interior do Parque do Ingá, no centro da cidade. A empresa recebeu prazo de 72 horas para interromper o lançamento e 30 dias para solucionar o caso.
A multa será aplicada a partir de sexta-feira (24) começando em R$ 15 mil e podendo chegar a R$ 50 milhões com as reincidências. O esgoto pode contaminar o lago do Parque do Ingá, o solo e até o lençol freático causando danos à saúde da população ao redor do parque.
O lançamento de efluente foi descoberto na segunda-feira (20) por funcionários do parque, que sentiram o mau cheiro. A Sema e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) foram comunicadas. Uma vistoria foi feita em estabelecimentos comerciais da região com a equipe colocando corante nas pias e vasos sanitários enquanto outros funcionários ficavam na rua observando qual água descia com o corante na rede de esgoto e nas galerias pluviais. Maringá tem mais de 840 quilômetros de rede de esgoto cobrindo 78% da cidade, somando mais de 60 mil ligações na rede. O secretário municipal de Meio Ambiente, Diniz Afonso e a Sanepar informaram que é comum acontecer casos como esse, incluindo posto de combustíveis, lava-carro e até residências. Mas, não há nenhuma estatística sobre a situação. E que, geralmente, os problemas surgem por falhas nas instalações e não por má fé, por isso seria importante contratar profissionais especializados para trabalhar no sistema de esgoto.
O hotel fica na avenida XV de Novembro, distante duas quadras do parque. Tanto a prefeitura quanto a Sanepar informaram que o hotel está com a documentação e pagamentos de taxas regularizados. O gerente do estabelecimento, Manoel Terron Garcia, disse que a empresa não ainda está tentando identificar o que aconteceu.



