A licença de instalação para as obras de ampliação do pátio de aeronaves e do estacionamento de veículos do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, foi expedida nessa semana pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O licenciamento avaliou o cumprimento de etapas como o Relatório Ambiental Simplificado, Plano de Recuperação de Áreas Degradadas e a atualização dos planos de gerenciamento de resíduos sólidos e líquidos.
Para o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, a agilização dos processos de licenciamento é essencial para a preparação do Paraná para a Copa do Mundo. Já o superintendente da Infraero no Paraná, Antonio Pallu, considera que a licença representa uma parte importante no processo de melhoria e modernização do terminal.
Fazenda Rio Grande
O instituto também liberou a licença ambiental de instalação para a empresa japonesa de pneus Sumitomo Rubber, que vai construir uma unidade em Fazenda Rio Grande, também na região metropolitana. A autorização vale para a implantação do empreendimento e início de obras e atividades da fábrica. A Sumitomo fabrica as marcas de pneu Dunlop e Falken e vai investir R$ 500 milhões na fábrica, que deve gerar 500 empregos na primeira etapa. A partir de 2013, a fábrica poderá produzir até 15 mil pneus por dia.



