O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) multou a Sanepar em R$ 200 mil depois de constatar o lançamento irregular de esgoto por uma estação de tratamento em Ponta Grossa, nos Campos Gerais.
Por meio de nota, o chefe regional do IAP em Irati, no Centro-Sul do Paraná, Edemilson Luiz Quadros que também responde pela região de Ponta Grossa , afirma que a estação da Sanepar localizada no bairro Cará-Cará, nas proximidades do Aeroporto SantAna, lançou substâncias que diminuíram a oxigenação das águas do Rio Tibagi (no trecho próximo da estação de tratamento) e no arroio Cará-Cará.
O trabalho de investigação começou em meados de 2013, quando o IAP recebeu denúncia de que estaria havendo lançamento de esgoto fora dos padrões estabelecidos pelo órgão. A nota informa ainda que as análises realizadas no laboratório do Instituto em Curitiba comprovaram a irregularidade.
Por meio da assessoria de imprensa, a Sanepar informou apenas que vai apresentar sua defesa até o final do prazo legal, dia 22 de janeiro.



