Apucarana O próximo domingo será de esperança e fé. E não apenas pela presença do Papa Bento XVI no Brasil. Em Apucarana, no Norte do estado, centenas de pessoas estarão a postos no Recanto Nossa Senhora de Lourdes, à espera da próxima aparição da santa. A gruta, localizada dentro de uma chácara particular, tem sido local de romaria há quase um ano.
A última aparição foi no dia 11 de fevereiro, com a presença de mais de mil pessoas. De acordo com os fiéis que participam das orações do Terço da Libertação, a imagem de Nossa Senhora só pode ser vista por um missionário, que mora na chácara e que retransmite as mensagens de fé.
A notícia da aparição corre entre os católicos e o número de visitantes vem crescendo de forma significativa nos últimos meses. Muitos fiéis dizem estar recebendo bênçãos e curas de enfermidades. "A gente não vê, mas dá para sentir a presença de Nossa Senhora", afirma Renata Pelegrino, de Apucarana, que tem freqüentado as orações na chácara. "As celebrações são belíssimas, existe realmente algo de diferente no ar, muita gente chora e se emociona", conta Elizabete Damas, outra devota. Os fiéis contam que a imagem da santa sempre está acompanhada por anjos, de acordo com os relatos do missionário.
Uma freira aposentada e o missionário que residem no Recanto Nossa Senhora de Lourdes não comentam sobre os episódios de aparição. Eles proíbem fotos ou filmagem durante as celebrações e argumentam que ainda não é o momento adequado para divulgação.
Segundo o assessor de comunicação da Diocese de Apucarana, padre Pedro Odair Machado, a Igreja está acompanhando o caso. Dois padres foram designados para atuarem como observadores no local. Padre Pedrinho lembra que, ao longo da história, as aparições de santos sempre ocorreram a pessoas comuns e nunca para religiosos.
De acordo com o pároco, a Igreja Católica respeita a fé do povo e vai atuar com prudência diante desse caso. "Nossa posição será como a de Gamalieu, passagem bíblica em Atos dos Apóstolos: se for uma obra de Deus, nada poderá desfazê-la, mas se for obra dos homens, ela se desfazerá por si só", comentou.
O bispo diocesano Dom Frei Luiz Vicenzo Bernetti ainda não se manifestou a respeito da possível aparição de Nossa Senhora de Lourdes em Apucarana, mas é informado de todos os eventos religiosos que ocorrem no local e discute sobre os pareceres dos padres que os acompanham.
Padre Pedrinho admite que o caso está ganhando uma dimensão maior, principalmente com a formação de caravanas de fiéis. "A Diocese vai continuar acompanhando tudo e respeitando a devoção do povo, devendo se manifestar a respeito das possíveis aparições de Nossa Senhora quando julgar conveniente", afirma.



