Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Seca

Ilha das Peças ganha caixa d’água

A comunidade de pescadores que vive na Ilha das Peças, no litoral do Paraná, recebe hoje uma contribuição para a melhoria da qualidade de vida na região. Com problemas freqüentes de falta de água – devido à pouca pressão nos dutos que abastecem a ilha – a construção de uma caixa d’água coletiva deve facilitar o dia-a-dia das cerca de 150 famílias que vivem no local.

A caixa, construída no centro da ilha, tem capacidade para 30 metros cúbicos de água e receberá o líquido direto dos dutos submarinos que antes abasteciam os poços artesianos. "São 24 quilômetros de dutos, e a pressão enviada do centro de captação nem sempre era suficiente para fazer com que a água chegasse às residências mais afastadas", explica o técnico da Sanepar responsável pelas obras nas ilhas do litoral, Edinan Laureano. "Agora teremos um medidor de pressão, que irá dar o comando para o bombeamento da água", revela.

A construção da caixa d’água só foi possível por causa de uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Maryland, nos Estados Unidos. A pesquisadora da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Manyu Chag, que trabalha como voluntária na organização da construção, conta que o projeto faz parte do curso de extensão em Laboratório Sócio-Ambiental, do curso de Oceanografia da UFPR. "Alunos americanos do programa Engenharia Sem Fronteira analisaram as necessidades da ilha e descobriram que água e saneamento eram as principais", conta. De acordo com Manyu, todos os envolvidos no trabalho são voluntários.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.