Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Parque

Ilha Grande faz 10 anos ainda com muitos problemas

Regularização fundiária continua pendente

Guaíra – Dez anos depois da transformação do arquipélago de Ilha Grande em paque nacional, a unidade continua sem plano de manejo e sem regularização fundiária. O décimo aniversário de criação foi comemorado no domingo. Até hoje, os municípios que integram a reserva não podem explorar o turismo nas lagoas, na várzea e nas 175 ilhas que formam o parque, que fica na divisa do Paraná com o Mato Grosso do Sul.

O decreto presidencial que criou o parque nacional estipulou prazo de cinco anos para a execução do plano de manejo. Porém, o documento ainda não ficou pronto. O funcionário do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no parque, Paulo Machado, informou que a Justiça determinou a conclusão do plano até novembro próximo. Por isso um esforço será feito nos próximos dias para finalizar o trabalho.

Indenização

Outro problema no parque é a regularização fundiária. Cerca de 800 agricultores que possuíam títulos de posse nas ilhas esperam pela indenização há uma década. A lei de compensação de reserva é a esperança para legalizar a situação, mas o edital com as regras para a comercialização dos títulos, previsto para janeiro passado, ainda não foi publicado pelo Ibama. O órgão alega que o atraso foi provocado pela criação do Instituto Chico Mendes.

Além disso, o parque ainda convive com as constantes queimadas em períodos de estiagens longas. Somente em 2007 já foram nove ocorrências registradas com a destruição de aproximadamente 3 mil hectares de vegetação rasteira.

Belezas

Diante dos empecilhos, belezas naturais como o paredão das araras, em Icaraíma, e diversas lagoas da região continuam com acesso restrito a poucos visitantes. Prefeito de São Jorge do Patrocínio e presidente de um consórcio de municípios que ajuda a preservar o parque, o Coripa, Cláudio Palozi diz que os municípios têm idéias visando à exploração turística da reserva. "Mas não podemos pôr em prática porque falta o plano de manejo que determinará o que poderá e o que não poderá ser desenvolvido no parque", afirma.

Além de uma flora rica, Ilha Grande abriga espécies raras da fauna como cervo-do-pantanal, lontra, onça-pintada e jacaré-do-papo-amarelo, além de peixes como o dourado, pintado e piapara.

Ilha Grande possui 78 mil hectares. Abrange seis municípios do Paraná e quatro do Mato Grosso do Sul. Ao todo, tem 110 quilômetros de extensão no último trecho do Rio Paraná livre de represamento.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.