
Esse fim de semana é dos haicais, mangás e origamis em Curitiba. Acontece neste sábado (20) e domingo (21) o Imin Matsuri – Festival da Imigração Japonesa, evento que celebra a chegada dos japoneses no Brasil e apresenta alguns aspectos culturais típicos, como a culinária e vestimentas. Essa é a 25ª edição da festa.
Além do cardápio típico, que incluí yakisoba, katsu udon e karaague guioza, o Imin Matsuri ainda inclui apresentações de taiko, danças folclóricas, tradicionais e modernas e demonstrações de artes marciais. As atividades no palco começam às 14 horas no sábado. Completam a programação bazares de artesanatos.
Imin Matsuri é a comemoração à chegada dos imigrantes japoneses ao Brasil. Conta-se que quando a primeira leva de imigrantes chegou em Santos, em junho de 1908, o céu estava repleto de fogos de artifícios – os recém-chegados pensaram que eram fogos de boas-vindas, mas na verdade era a comemoração de São João típica dessa época do ano.
Em 1991, a Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba (Nikkei Curitiba) decidiu organizar um novo tipo de comemoração junto com a festa junina realizada pela entidade – assim nasceu o Imin Matsuri, uma celebração com maior foco nos elementos tradicionais da cultura japonesa.



