Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Implantação de mão dupla na rua Sete de Abril causa transtornos no trânsito

Comerciantes da região do Alto da XV se queixam de falta de orientação e ausência de placas. No horário de pico, é fácil presenciar buzinadas e erros de direção, com entradas acidentais de carros na contra mão

Ted Boy Marino, 72 anos, morreu no início da noite desta quinta-feira (27), após uma cirurgia de emergência de trombose | Zulmair Rocha/Folhapress
Ted Boy Marino, 72 anos, morreu no início da noite desta quinta-feira (27), após uma cirurgia de emergência de trombose (Foto: Zulmair Rocha/Folhapress)

A implantação de mão dupla na Rua Sete de Abril, no bairro Alto da XV, em Curitiba, entre as ruas Ubaldino do Amaral e XV de Novembro, vem causando congestionamentos e confusão no trânsito da área. A alteração foi feita na última terça-feira (25), como última medida de uma série de modificações no trânsito da região. As alterações fazem parte da conclusão do Anel Viário, projeto que tem como objetivo permitir o deslocamento rápido de veículos entre bairros, usando binários que não passam pelo Centro.

Nesta quinta-feira, uma colisão ocorreu às 8h desta quinta-feira, no cruzamento com a Rua Reinaldino Schaffemberg de Quadros, envolvendo um carro e um ônibus. Comerciantes da região se queixam de falta de orientação e ausência de placas. Na esquina do acidente, a conversão de carros ficou proibida, mas a de ônibus é permitida. No horário de pico, é fácil presenciar buzinadas e erros de direção, com entradas acidentais de carros na contra mão.

Para o motoboy João Paulo Pereira, não havia necessidade de abertura de mão dupla, já que o fluxo de trânsito da rua é muito maior no sentido do Jardim Botânico ao Alto da XV. "A fila de carros fica enorme de um lado, e do outro está livre. Não dá para entender", diz. O instrutor de autoescola Magno Zanatta também é crítico em relação às modificações. "Não vi vantagens, só transtorno".

A prefeitura afirma que, num primeiro período das modificações de trânsito, é normal alguma confusão dos motoristas, mas a situação tende a se estabilizar em poucas semanas, com a orientação dos fiscais da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) no local. Caso a situação permaneça difícil no médio prazo, não ficam descartados ajustes.

No bairro Alto da Glória, as alterações de trânsito para o término do Anel Viário também haviam causado queixas semelhantes de moradores, que relatavam congestionamentos e acidentes, há cerca de dois meses. Hoje, no entanto, a situação parece ajustada. "O pessoal vai se acostumando, aprende a se disciplinar", diz o advogado Paulo Miranda, que havia sido visitado pela reportagem no começo de agosto.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.