• Carregando...
Incêndio atingiu Museu da Língua Portuguesa na tarde desta segunda-feira (21): não havia visitantes no local e não se sabe quanto do acervo foi atingido | William Volcov/Brazil Photo Press/Folhapress
Incêndio atingiu Museu da Língua Portuguesa na tarde desta segunda-feira (21): não havia visitantes no local e não se sabe quanto do acervo foi atingido| Foto: William Volcov/Brazil Photo Press/Folhapress

Um incêndio de grandes proporções atinge, na tarde desta segunda-feira (21) o Museu da Língua Portuguesa, na Praça da Luz, região central de São Paulo. Bombeiros informam que as chamas estão controladas e que o incêndio está em fase de rescaldo. Por volta das 17h, 20 viaturas trabalhavam para extinguir as chamas. Chove muito no local. Como o museu fica fechado às segundas-feiras, não havia visitantes no local.

Segundo a GloboNews, um vigilante da brigada de incêndio do museu ficou com o corpo parcialmente queimado ao tentar apagar as chamas. Ele teria sido a primeira pessoa a atuar no combate ao incêndio. O homem foi socorrido e levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos, teve uma parada cardiorrespiratória e morreu.

Bombeiro civil morre em incêndio no Museu da Língua Portuguesa

Um bombeiro civil morreu ao tentar conter o início das chamas, que só foram controladas às 18h30.

Leia a matéria completa

As informações preliminares é que as chamas atingem o segundo e o terceiro andares do local. Segundo um funcionário do museu que não quis ser identificado, o incêndio começou na sala de exposições. Funcionários relataram que evacuaram o prédio após ouvir o alarme.

A Estação Luz, da CPTM, está fechada.

Ana Paula Mira, professora de Língua Portuguesa e blogueira da Gazeta do Povo, lamenta o comprometimento do prédio e do acervo do museu. Ela visitou o espaço quatro vezes. “Ele guardava o registro histórico. Era o único espaço que concentrava informações de como surgiu e evolui a nossa língua”, comenta. Ana Paula reforça que foi um dos primeiros museus do Brasil a explorar a interatividade, permitindo uma visitação lúdica que ajudava principalmente os estudantes a se deslumbrarem com as possibilidades da linguagem.

O governador de São Paulo Geraldo Alckmin disse em entrevista no local, também transmitida pela GloboNews, que o museu será reconstruído e os esforços feitos para a sua construção serão retomados para reestruturá-lo, com busca de apoio e colaboração da iniciativa privada.

Museu da Língua Portuguesa foi precursor no uso de recursos interativos

O coordenador do Sistema Estadual de Museus e diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro Junior, explica a importância do museu para o país

Leia a matéria completa

O espaço

Estruturas metálicas bastante suscetíveis ao fogo e grandes vãos na estrutura podem ter contribuído para que as chamas se espalhassem durante o incêndio no Museu da Língua Portuguesa, conforme explica o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) José La Pastina.

La Pastina, que é professor aposentado do curso de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em restauração, lamenta as perdas que possam ser ocasionadas pelo incêndio: “É um dos grandes museus brasileiros, com temática espetacular, que uniu duas grandes preocupações: a preservação da estação emblemática – que é um monumento importante da cidade de São Paulo – e a questão cultural de grande repercussão em termos de educação”.

Apesar de ainda não haver informações exatas sobre os danos causados pelo incêndio, o professor considera que a perda estrutural não será irreparável. O que mais o preocupa é o acervo histórico que pode ter sido perdido. La Pastina explica que há recursos em locais históricos para proteção contra incêndios como uma espécie de banca de concreto que protege documentos históricos e portas corta-fogo que suportam até seis horas de chamas. É preciso que essas medidas de proteção sejam não só adotadas no projeto, mas recebam a manutenção necessária.

As causas do incêndio ainda não são conhecidas, mas o professor destaca que um grande desafio para os prédio históricos é a demanda cada vez maior pelo uso de energia elétrica.

Programação

Desde o último dia 15, o Museu da Língua Portuguesa exibia uma exposição com mais de cem obras entre charges, caricaturas e histórias em quadrinhos. A mostra “Esta Sala é uma Piada” ficaria em exibição até 28 de fevereiro. Parte das obras estava em uma tela virtual. Os desenhos foram selecionados do 42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o evento mais importante do gênero no mundo. Neste ano, o tema foi a sociedade contemporânea e a corrupção. Havia obras de países como Irã, Turquia, França e Cuba.

Um levantamento do site de viagens TripAdvisor, divulgado em setembro, colocou o Museu da Língua Portuguesa como o quinto melhor da América do Sul, um posto acima do Museu Oscar Niemeyer, que fica em Curitiba.

O museu está localizado em uma parte do edifício da Estação da Luz. Um dos cartões-postais da cidade, o prédio foi inaugurado em 1867. Atualmente, a estação atende a duas linhas da CPTM e duas do Metrô – a Linha 1 Azul e Linha 4 Amarela.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]