• Carregando...

Um incêndio destruiu parte da vegetação de um morro na região do Parque Estadual do Pico Paraná, em Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba, nesta quinta-feira (4). Uma equipe com 20 bombeiros e voluntários trabalhou para controlar as chamas. A estimativa da equipe que esteve no local é que uma área de aproximadamente 20 hectares foi consumida pelo fogo.

A primeira informação era de que o fogo teria atingido o Morro Camapuã. O Corpo de Bombeiros informou no final da tarde que o incêndio se concentrou em um morro vizinho, identificado como Tucum, localizado próximo à rodovia BR-116 (que liga Curitiba a São Paulo), na porção Norte da Serra do Mar. O fogo começou na noite de quarta-feira (3) e as equipes de combate chegaram por volta das 6 horas.

Os bombeiros utilizaram bombas costais com capacidade para 20 litros de água e abafadores para controlar as chamas. O forte vento e o relevo íngreme dificultaram o trabalho dos bombeiros. O Major José Antonio Marcante, do 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros, que coordenou o trabalho de combate ao fogo, classificou o incêndio como de médias proporções. Uma das laterais do morro teve a vegetação destruída desde a base até o cume.

Uma equipe com 15 bombeiros e voluntários deve voltar ao local na manhã de sexta-feira (5). "Eles vão percorrer toda a extensão do morro para eliminar alguns focos que sobraram", explica. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) também esteve no local, que é uma área de preservação ambiental. Ainda não se sabe o que provocou o incêndio.

Em setembro do ano passado, um incêndio destruiu 70 hectares na divisa entre os parques estaduais Pico Paraná e Roberto Ribas Lange. O fogo consumiu completamente o Morro Getúlio, que integra o conjunto de montanhas Pico Paraná.

Parque

O Parque Estadual Pico do Paraná foi criado em 2002 e possui 4,3 mil hectares de mata atlântica. O parque abriga algumas das maiores formações rochosas do estado, entre as quais, o Pico do Paraná, o Ibitirati, o Ciririca, o Agudo da Cotia. O Pico Paraná com 1.877 metros é o mais alto do Sul do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]