Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
desempenho municipal

Índice mostra evolução no Paraná

Com critérios diferentes dos usados por outros índices, Ipardes mostra que o número de municípios paranaenses com alto desempenho aumentou quase 300% entre 2002 e 2007

Doutor Ulysses, no Vale do Ribeira, continua entre as últimas colocadas na lista do Ipardes, mas foi uma das cidades que mais avançaram no índice estadual | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Doutor Ulysses, no Vale do Ribeira, continua entre as últimas colocadas na lista do Ipardes, mas foi uma das cidades que mais avançaram no índice estadual (Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)

Um novo índice criado pelo governo do estado para medir o desempenho dos municípios paranaenses faz uma nova leitura do desenvolvimento do Paraná. De acordo com o Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), em seis anos o Paraná aumentou em 293% o grupo de municípios com alto desempenho e diminuiu em 92% o conjunto daqueles com baixo desempenho. No entanto, o cálculo feito pelo Ipardes classifica os municípios de forma diferente em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU e ao Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado na semana passada – enquanto para a ONU e para a Firjan um município só tem desenvolvimento alto a partir de 0,800, segundo o Ipardes a maior das quatro categorias de desempenho começa em 0,577. Com esse recorte, 43% dos municípios do Paraná passaram a integrar em 2007 o grupo daqueles com alto desempenho.

Em 2002, segundo o Ipardes, o Paraná tinha 52 municípios com baixo desempenho e 44 com alto. Em 2007, no IPDM mais recente, o Paraná passou a ter apenas 4 municípios com baixo desempenho e 173 com alto. O novo índice do Ipardes é baseado no IFDM, elaborado desde o ano passado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e considerado uma evolução do IDH Municipal, da ONU. De acordo com o Ipardes, as adequações do índice paranaense foram feitas de modo a representar melhor as características regionais do estado.

Entre as inovações, estão cortes mais detalhados na área da educação, com a medição de dados do ensino médio e das séries iniciais e finais do ensino fundamental. Outra mudança é a inclusão da participação e taxa de crescimento do Valor Bruto Agropecuário. Segundo o Ipardes, a agricultura é um fator preponderante na avaliação dos indicadores econômicos do estado – como o IFDM analisa apenas o emprego formal, normalmente mais ligado à urbanização, o Paraná, de acordo com os especialistas, poderia ser prejudicado na análise da Firjan.

De acordo com o Ipardes, a estratificação foi feita a partir de um critério estatístico de análise de cada agrupamento dos indicadores analisados e levando em conta também o desempenho dos municípios, em algumas variáveis. Ainda segundo o Ipardes, o IFDM e o IPDM não devem ser comparados, já que apresentam variáveis diferentes. "O índice Firjan foi criado para analisar 5,5 mil municípios brasileiros. Com um universo assim, muitas vezes não é possível incluir alguns indicadores, como o Valor Bruto Agropecuário", diz o estatístico do Ipardes Sérgio Aparecido Ignácio. "A perspectiva do índice do Ipardes é olhar para dentro do estado, para a nossa realidade", completa o presidente do órgão, Carlos Manuel Santos.

Para Santos, o novo índice elaborado pelo Paraná seria ainda mais rígido que o índice da Firjan, pois pelo IFDM o Paraná não apresenta nenhum município com baixo índice de desenvolvimento, enquanto o IPDM mostra 52 municípios com baixo desempenho em 2002, e 4 em 2007. "O índice Firjan mostra que o nosso pior município está acima do grupo dos piores do Brasil", explica Santos.

Pelo índice estadual, Curitiba, Londrina e Maringá são as cidades com o melhor desempenho. Já os municípios do Vale do Ribeira, como Doutor Ulysses, Tunas do Paraná, Cerro Azul e Itaperuçu amargam a rabeira do ranking, nas últimas posições, ao lado de outros como Laranjal, Ivaí, Guaraqueçaba e Coronel Domingos Soares. De acordo com Santos, mesmo que alguns municípios do Vale do Ribeira estejam entre aqueles com o menor desempenho do estado, eles foram os que tiveram a melhor evolução a partir de 2002, fazendo jus à política do governo de investir na região, que já era reconhecidamente uma das menos desenvolvidas do estado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.