Um grupo de aproximadamente 50 índios da aldeia Tekoha Y´Hovy, em Guaíra, no Oeste, ocupou na manhã desta terça-feira (4) uma área de terra para impedir que o local se transforme em um condomínio residencial.
De acordo com informações da Polícia Militar, o proprietário da área entrou em contato pela manhã pedindo auxílio para fazer imagens fotográficas da invasão para entrar com um pedido de reintegração de posse. A área fica no perímetro urbano da cidade e faz divisa com a aldeia.
O cacique Ilson soares disse que outras famílias chegarão ao local ao longo do dia e afirmou que a área, com aproximadamente um alqueire, faz parte da reserva indígena. Segundo ele, foi encaminhado documentos ao Ministério Público para que houvesse a revisão da área com pedido de incorporação à aldeia, mas ontem máquinas começaram a derrubar árvores e abrir uma clareira no local.
Inconformados, os indígenas decidiram promover a ocupação e prometem resistir no local. "Vamos defender essa mata com a vida se for necessário", diz o cacique. Ele afirma que não vão permitir que o local se transforme em um condomínio residencial. Policiais militares de Guaíra e do Batalhão de Fronteira estão no local devido ao clima de tensão na área.



