• Carregando...

Cerca de 40 índios ocuparam o escritório da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Paranaguá, no litoral do estado, na tarde desta quinta-feira (30), em protesto pela falta de repasse de recursos do órgão.

O grupo ocupou o prédio e prometeu interromper os trabalhos administrativos até que o chefe do Núcleo da Funai de Paranaguá, Getúlio Gomes da Silva, seja substituído. "Não aceitamos mais ser mal tratados pela Funai, que deveria cuidar dos índios. E não queremos mais ser atendidos por pessoas que não são comprometidas com a nossa causa", disse o cacique Verá Tupã, cacique da aldeia de Guaraqueçaba. Ele ainda relatou que o atendimento no núcleo do litoral é precário e disse que há má gestão e má vontade no atendimento.

Os índios afirmam que o atual chefe da Funai em Paranaguá não leva alimentos para as cinco aldeias da região há mais de três meses. "Nossas crianças estão passando fome na aldeia. Os menores não tomam leite há muito tempo", disse o cacique Verá Popyguá, de Antonina.

A reportagem da Gazeta do Povo esteve na Funai em Paranaguá na tarde desta quinta-feira e apurou que existem centenas de quilos de alimentos vencidos - alguns já em estado de putrificação. Além de centenas de litros de leite em caixa, alguns estão derramados no chão, coalhados. Os caciques se revoltaram com a situação."Vamos elaborar um documento para enviar à administração de Chapecó (SC) e outro para Brasília exigindo providências", disse o cacique Vera Tupã.

O documento será enviado à Funai de Santa Catarina porque, desde 2009, com a assinatura do Decreto 7056, assinado pelo ex-presidente Lula, não há mais administração da Funai no estado do Paraná.

Funai

De acordo com o chefe do Núcleo da Funai em Paranaguá, Getúlio Gomes da Silva, a situação chegou a este ponto devido a falta de estrutura do órgão. "O carro da Funai está estragado desde o ano passado, o barco que serve para levar cestas básicas está sucateado", afirma.

Essa informação do chefe da Funai em Paranaguá contradiz um relatório oficial da Funai assinado por ele mesmo, que diz que o carro do órgão e os barcos estão em bom estado. A reportagem da Gazeta do Povo tentou entrar em contato com a Funai de Chapecó, responsável pelo escritório em Paranaguá, mas ninguém atendeu o telefone nesta quinta-feira.

Desde a assinatura do decreto 7056/2009, os escritórios da Funai no Paraná são administrados pelas sedes do órgão em Santa Catarina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]