São Paulo - Os 4,5 milhões de estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão conhecer como será a prova do novo modelo de seleção para a maioria das universidades federais. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou que divulgaria à meia-noite de ontem um simulado com 40 questões-modelo em sua página na internet. Pelo menos 48 das 55 universidades federais usarão a nota do Enem em alguma etapa de seleção.
O simulado tem 10 questões para cada uma das quatro áreas avaliadas: ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e códigos e matemática. Junto com o simulado, o Inep também vai divulgar o gabarito, com as respostas corretas das questões. No entanto, os estudantes não poderão simular a nota que tirariam na prova, porque o simulado tem menos questões, e porque o cálculo final não levará em conta apenas a quantidade de acertos, mas informações como o grau de dificuldade da resposta acertada e a combinação de itens acertados no exame inteiro.
Mais simulados poderão ser divulgados pelo Inep antes da realização das provas, em outubro. Mais informações no endereço eletrônico do Inep: www.inep.gov.br.



