Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Informações sobre glúten nos rótulos são alvo de fiscalização em Curitiba

Produtos alimentícios que apresentam informações incorretas devem ser retirados das prateleiras dos estabelecimentos comerciais de Curitiba no prazo máximo de 30 dias

Os produtos alimentícios que apresentam informações incorretas sobre o fato de terem ou não glúten na composição devem ser retirados das prateleiras dos estabelecimentos comerciais de Curitiba no prazo máximo de 30 dias. Os comerciantes que não cumprirem a determinação poderão ser multados. A fiscalização será feita pela Vigilância de Alimentos da Secretaria Municipal da Saúde, segundo a prefeitura de Curitiba.

O glúten representa risco à saúde para quem tem a doença celíaca, pois impede que o organismo da pessoa alérgica absorva nutrientes necessários ao funcionamento. Ao consumir glúten, a pessoa que tem doença pode apresentar diarréia crônica, dor de barriga, ventre inchado, humor alterado, perda de apetite, desnutrição, anemia, vômitos e emagrecimento. Crianças e adolescentes podem apresentar atraso no crescimento e pouco ganho de peso.

Quem não tem doença celíaca, não precisa evitar o consumo de produtos com glúten.

Pesquisa

Para checar a presença da informação "contém glúten" ou "não contém glúten" nos rótulos, 579 produtos foram pesquisados em 27 supermercados de Curitiba pela Vigilância de Alimentos, Associação de Defesa e Orientação do Consumidor (Adoc) e Associação dos Celíacos do Paraná (Acelpar).

Foram encontradas irregularidades em 180 produtos, o que corresponde a 31% dos pesquisados. Os problemas verificados foram a ausência da advertência sobre a presença ou não de glúten no produto, uso de expressão diferente da permitida pela legislação, advertência de conter glúten quando o item não estava descrito entre os ingredientes e também a advertência de não conter glúten quando o produto era composto por alguma fonte do mesmo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.