• Carregando...
Alerta laranja para os estados do Sul do Brasil | /
Alerta laranja para os estados do Sul do Brasil| Foto: /

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de temporais com risco de estragos, quedas de árvores, alagamentos, raios e granizo para o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para quinta-feira (8) – das 0h até as 22h. O alerta emitido é laranja, que significa perigo. Só o alerta vermelho é mais perigoso.

De acordo com o Inmet, os ventos na região podem variar entre 61 e 99 quilômetros por hora e as chuvas devem ser intensas, entre 30 e 60 milímetros por hora. A queda de granizo também deve ser intensa – entre 50 e 100 milímetros no dia.

O Simepar também alerta para o tempo instável, já que uma área de baixa pressão atua sobre o Paraguai e se estende em direção ao paraná. As chuvas, segundo o Simepar, podem ocorrer a qualquer momento do dia, mas devem ser mais frequentes durante a tarde. Apesar do alerta, o sol deve aparecer a as temperaturas ficam bastante elevadas. A máxima em Curitiba deve ser de 26ºC e a mínima de 16°C. Em Cascavel, no oeste, a máxima é de 25°C.

Cuidados

Para evitar os estragos causados pela chuva, o Inmet elaborou uma série de instruções, como buscar abrigo longe de árvores e de frágeis coberturas metálicas, já que há risco de quedas. Segundo o instituto, deve-se desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia e o gás. Além disso, a recomendação é guardar documentos e objetos de valor em sacos plásticos e em local protegido e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, que podem cair com os fortes ventos. Outras informações podem ser obtidas com a Defesa Civil pelo telefone 199 e com o Corpo de Bombeiros no telefone 193.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]