O Instituto de Identificação do Paraná fechou um posto de atendimento em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, após uma ação de despejo movida pelo proprietário do imóvel devido à falta de pagamento do aluguel por parte do governo estadual. O despejo não chegou a ser concretizado, mas a transferência do posto ocorreu na última segunda-feira (4) por determinação da direção do Instituto de Identificação. Desde então, o atendimento do Instituto de Identificação é feito apenas no posto localizado à rua Francisco Búrzio, 447. O responsável pelo Instituto de Identificação, Maurício Jorge Lopes, não deu detalhes da ação de despejo, mas disse que o atendimento ao público não está prejudicado.
O aluguel do antigo posto estaria atrasado e o proprietário teria conseguido parecer favorável na justiça concedendo o despejo. O posto ficava localizado no mesmo prédio onde funciona o 2ª Distrito Policial. O delegado Marcus Vinícius Sebastião, que é responsável pelo 2º Distrito Policial, disse que não recebeu nenhuma orientação para deixar o imóvel e que o atendimento continua normal. Sebastião, no entanto, disse que a Polícia Civil está em busca de um novo prédio com maior acessibilidade à população, já que a unidade funciona num sobrado, com lances de escada.
Lopes acrescenta que a partir desta semana o cidadão poderá fazer o agendamento eletrônico de sua consulta no posto de Ponta Grossa pelo site www.ii.pr.gov.br. A expectativa é que uma média de 50 pessoas sejam atendidas diariamente no posto. O posto funciona das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, para a confecção de carteira de identidade, atestado de antecedentes criminais e certidões.



