
De repente, um cilindro como o da foto aparece nos céus de Curitiba. Olhando de relance até que parece um daqueles OVNIs (objetos voadores não identificados), que assustaram muita gente há algumas décadas. Na verdade, porém, trata-se de um "macarrão", um cartucho plástico com pintura metalizada que é enchido com gás hélio. Sabe-se lá aonde vão parar esses balões modernos...
Triângulo no céu
Uma imagem muito bonita vem se formando logo depois do pôr-do-sol, exatamente no horizonte Oeste. Segundo o professor José Luiz da Silva, do Planetário do Colégio Estadual do Paraná, está acontecendo o que astronomicamente é chamado de conjunção de planetas com estrela: Saturno e Marte formam um belo triângulo com a estrela Spica, da constelação de Virgem. Já no fim da madrugada, mas do lado Leste, Vênus parece um holofote gigante, em formação com Júpiter e a estrela Aldebaran, da Constelação de Touro. Vale a pena ver.
Música na praça
Música latina na Praça Zacarias deixou muita gente feliz no horário de almoço da última quarta-feira. Fica a sugestão de uma leitora: "Que tal as autoridades colocarem músicos nas principais praças da cidade? Nada de muito cenário, talvez o cantor e seu instrumento..." E ela lembra de um grupo de empresários que, nos anos 90, levava o cantor Paco para fazer música nas janelas de pessoas importantes para Curitiba, programa batizado de "Volver a serenata".
Conversa afiada
Jucelia Zampier, professora
O Facebook na Educação
Se redes sociais e jovens são como unha e carne, por que não aproveitar essas ferramentas para dinamizar uma aula muitas vezes considerada chata, como Ciências do Ensino Fundamental II? É o que fez a professora Jucelia Zampier, que leciona para o 9º ano da Escola Estadual Santa Cândida. Ela usa o Facebook para postar resumos e modelos de aulas, tabela periódica e temas para discussão com os alunos. De um total de 120 alunos que atende, 77 participam do projeto ainda não oficial, mas que ela pretende apresentar à Secretaria de Educação até o fim do ano. Antes, Jucelia já havia testado um sistema de acompanhamento das aulas via e-mail, que também funcionou bem.
Por que usar o Facebook?
Digo aos alunos que o "Face" é uma ferramenta importante demais para ser usado só para coisas inúteis. E só a aula tradicional, do quadro-negro e do caderno, é realmente chata e potencialmente geradora de indisciplina. Com o Facebook, passei a usar a linguagem dos alunos.
E a aceitação?
Por parte dos alunos é total. Eles discutem entre si, falam comigo diariamente. Até alguns pais me procuraram na escola para agradecer e muitos foram "adicionados" para participar dos debates também. Ex-alunos de 20 anos atrás entraram na "brincadeira" e também dão sua contribuição.
Serviço: www.facebook.com/juceliazampier
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"O pior na despedida é quando ela leva um pedaço da gente."
João Darcy Ruggeri, advogado e escritor paranaense.




