
Apesar do aumento da nebulosidade na região Leste, a quarta-feira (20) será mais um dia de temperaturas elevadas e sem previsão de chuvas, em todas as cidades do estado. O início do inverno, que começa nesta quinta-feira (21), também será marcado pelo tempo seco no estado e com elevadas temperaturas.
De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, o padrão de circulação atmosférico não favorece a evolução de áreas de chuvas no Paraná.
Nesta quarta-feira, em Curitiba a manhã será ensolarada e durante a tarde as nuvens devem se concentrar mais. As temperaturas vão variar entre 12ºC e 26ºC. No Litoral o dia também será com muitas nuvens, mas o clima fica mais abafado. A temperatura máxima atinge os 29ºC.
Na região Oeste a quarta-feira será de calor intenso. Em Foz do Iguaçu as temperaturas atingem os 31ºC, a mais alta registrada no estado nesta quarta. Em Maringá, no Noroeste, as temperaturas vão variar entre 19ºC e 30ºC.
Segundo o Simepar, a estiagem vai continuar no Paraná no início do inverno. Na quinta-feira (21) também não há previsão de chuvas e o clima vai continuar com Sol em todo o estado. Somente no domingo (24) o tempo deve mudar em algumas regiões do Paraná. No Oeste e Sudoeste pode chover durante o fim de semana.
Economia de água
A falta de chuvas ainda não preocupa a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), quanto ao abastecimento de água. No entanto, segundo reportagem do jornal Gazeta do Povo, a empresa pede que a população tenha um consumo consciente de água.
"Apesar da situação estável, estamos trabalhando sempre com a colaboração da população para evitar o desperdício. Pedimos que tenham a mesma atitude da época que estava mais crítica", afirmou o coordenador de Produção da Sanepar para a RMC, Agenor Zarpelon, em entrevista ao jornal Gazeta do Povo.
O começo do inverno será com temperaturas elevadas. De acordo com o Simepar, somente no fim de junho o frio deve voltar, em razão da formação de uma frente fria. As pancadas significativas de chuva também vão ocorrer entre os dias 28 e 1º de julho.
Diferentemente do que ocorre no verão, quando as chuvas são causadas por temperatura ou umidade elevadas, no inverno o que provoca as precipitações são as frentes frias.



