Técnicos da Gerência de Pré-Medidos (Gemed) do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) reprovaram 14 produtos de limpeza e higiene durante duas operações de fiscalização realizadas entre os meses de fevereiro e março. O trabalho foi realizado nas cinco regionais do Ipem Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá e Cascavel. De acordo com relatório da Gemed, foram visitados aproximadamente 150 estabelecimentos e verificado um total de 2.551 itens, entre os quais xampu, creme dental, detergente líquido e em pó, água sanitária, sabão, sabonete e creme de barbear. Destes, 11 foram reprovados e autuados por falta quantitativa, e outros três por irregularidade formal na embalagem, ou seja, por apresentarem nas embalagens caracteres com altura inferior à mínima determinada pela legislação.
No ano passado, em operação semelhante de fiscalização, de um total de 4.409 itens verificados, foram reprovados 51 produtos por falta quantitativa e oito por erros na embalagem. De acordo com o gerente de Pré-Medidos, Sergio Camargo, a diminuição no número de autuações em 2009 se deve à atuação bastante ativa no ano passado.
"Os resultados provam que a intervenção do Ipem junto aos fabricantes, dando a oportunidade de conhecerem a legislação e corrigirem eventuais falhas no processo de envase de seus produtos, resulta em melhoria no sistema, evitando novas autuações e, acima de tudo, oferecendo quantidade correta na comercialização aos consumidores", disse Camargo à Agência Estadual de Notícias.
Os produtos embalados pelo estabelecimento revendedor foram pesados na presença do proprietário ou representante da loja. Produtos industrializados que apresentaram suspeita de irregularidade foram coletados para os exames em laboratório, pela necessidade de comunicação da data e horário da realização das perícias.
Foram reprovados os seguintes produtos: guardanapo de papel da marca Jully e Amaciante Tot, em Curitiba; desinfetante Veja Citrus, lava louças neutro Minuano, creme dental Menta Campestre Sorriso, sabonete líquido Energia Palmolive e lava roupas Erva Doce Urca, em Maringá; condicionador Darling, gel dental Close-up, gel fixador sem álcool Butterfly e concentrado para amaciante Quimitol, em Cascavel, todos por falta quantitativa, sendo que, em Londrina, não houve reprovação nos exames feitos em laboratório.



