Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fiscalização

Ipem reprova 34 produtos de Páscoa no Paraná

Do total itens, 26 são pescados e oito alimentos de chocolate, todos reprovados por apresentar falta quantitativa de produto

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) reprovou 34 de 8.475 produtos de Páscoa que foram analisados nas últimas semanas nas regiões de Curitiba, Maringá, Guarapuava, Londrina e Cascavel. Desses itens, 26 são pescados e oito alimentos de chocolate, todos reprovados por apresentar falta quantitativa de produto (confira a lista ao lado).

Ao todo, foram verificadas 8.475 unidades de 1.695 produtos diferentes, em aproximadamente 140 estabelecimentos. Além das 34 reprovações por falta quantitativa no produto, outros 11 itens apresentaram irregularidades formais nas embalagens, tais como falta da indicação quantitativa ou tamanho dos caracteres indicativos inferiores ao mínimo estipulado pela legislação. Houve, ainda, avaliação de 13.570 brinquedos embutidos em ovos de chocolate, mas nenhuma irregularidade foi detectada.

Nos pescados é que se constatou o maior número de autuações, decorrentes principalmente do excesso de gelo nos congelados e da perda de umidade.

Em comparação ao período de Páscoa de 2008, o número de autuações foi de dez produtos a menos, embora o universo de itens verificados tenha sido praticamente o mesmo, segundo o gerente de pré-medidos do Ipem, Sergio Camargo. Para ele, isso mostra que as ações de fiscalização do Ipem têm surtido o efeito desejado. Ele explicou à Agência Estadual de Notícias que muitas das irregularidades ocorrem pelo desconhecimento amplo da legislação, por falhas de processo de envase dos responsáveis pelos produtos e até pelo próprio sistema artesanal de fabricação.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.