Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitba

Irmãos são presos suspeitos de aplicar golpe em idosos em Curitiba

Segundo a Polícia Civil, prisão aconteceu na última quinta-feira (29) no momento em que os homens tentavam vitimar outra pessoa

Ouça este conteúdo

Dois homens foram presos em flagrante na tarde da última quinta-feira (29), em Curitiba, sob suspeita de aplicar golpes financeiros em idosos. A dupla trabalhava na empresa Curitiba Consultoria, da qual um deles é dono. A consultoria era responsável por angariar clientes e fazer venda de empréstimos para a empresa de crédito consignado Carreira Carneiro, que é correspondente bancária do banco BMG em Curitiba.

De acordo com a Polícia Civil, os irmãos se aproveitavam de pessoas que já tinham sido vítimas de outros golpes, atribuídos à VC Consultoria fechada no ano passado depois de suspeitas de ter fraudado mais de mil empréstimos de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Um deles chegou a trabalhar no setor de informática da VC Consultoria, o que leva os investigadores a acreditarem que foi dessa forma que ele teve acesso aos nomes dos aposentados e pensionistas prejudicados.

Golpe

Até agora, seis pessoas que foram vítimas do golpe já foram identificadas. A polícia informou que os irmãos entravam em contato com as vítimas alegando que elas tinham direito a receber um valor referente aos juros abusivos cobrados pelos empréstimos feitos pela VC Consultoria.

Na intenção de reaver o dinheiro, os idosos assinavam um documento que, na verdade, dava permissão a um novo financiamento. "Com esse novo empréstimo, que variava entre quatro e cinco mil reais, os irmãos retiravam uma parte pequena, de acordo com o valor do empréstimo, e entregavam à vítima, alegando que era o dinheiro dos juros. O restante eles depositavam no banco", explicou Neimir Cristóvão, superintendente Do 7º Distrito Policial, onde os suspeitos estão detidos. Os suspeitos foram presos no momento em que tentavam aplicar o golpe.

Investigação

As reclamações a respeito do caso começaram a aparecer na semana passada, quando o proprietário da empresa Carreira Carneiro, Robson Carreira Carneiro, recebeu uma notificação do banco BMG que apontava possíveis irregularidades nos empréstimos. A partir daí, o proprietário começou a investigar o trabalho dos irmãos e, quando percebeu as irregularidades, delatou para a Polícia. "Quando ele veio me procurar para prestar serviço para a minha empresa, chequei tudo a respeito dele. O CPF estava ok. A princípio era uma pessoa idônea", explicou Carneiro.

Segundo a Polícia, os irmãos continuam detidos e a investigação ainda está em andamento. As contas bancárias deles estão sendo investigadas para que possam ser bloqueadas, assim como os bens dos envolvidos.

Matéria atualizada em 07 de dezembro de 2023.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.