• Carregando...
Francisco Beltrão foi uma das cidades mais afetadas pela chuva no Paraná | Niomar Pereira/Gazeta do Povo
Francisco Beltrão foi uma das cidades mais afetadas pela chuva no Paraná| Foto: Niomar Pereira/Gazeta do Povo

A chuva atípica de julho no Paraná vai deixar marcas nas estatísticas climatológicas do estado. O que choveu na primeira quinzena do mês já é bem acima da média na série histórica mensal. Os dados do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), referentes aos índices pluviométricos dos últimos 40 anos, indicam que na maioria das cidades costuma chover menos de 100 milímetros em julho – que é sempre o mês mais seco do ano no estado. Mas nos últimos dias a chuva na maioria dos municípios do Paraná já ultrapassou a casa dos 200 milímetros – o que é bastante até para meses chuvosos.

Governo divulga lista de 28 municípios em situação de emergência

Ato será assinado ainda hoje e publicado na sexta-feira (16). Decretação torna o acesso a recursos estaduais e federais mais rápido. Municípios listados não têm condições de se reerguer sozinhos

Leia a matéria completa

“Isso aqui era um paraíso”, diz morador para Beto Richa

Leia a matéria completa

Em alguns municípios a quantidade de precipitação é quase inacreditável para o inverno. Cianorte, por exemplo, teve 540% a mais de chuva em relação à média histórica. Foram 438 milímetros de chuva nos primeiros dias de julho – lembrando que volumes acima 100 milímetros, em curto prazo, já costumam causar estragos, como alagamentos em áreas urbanas ou prejudicando lavouras. Em outras regiões, como Apucarana e Campo Mourão, a precipitação superou 300 milímetros.

Em Curitiba, a chuva que caiu no início de julho já superou em 11% a média histórica.

Somente no Litoral é que a média de julho ainda não foi batida. Ainda. Mas faltam 15 dias para acabar o mês...

Motivo

Uma combinação de fatores está causando a chuvarada, segundo o meteorologista do Simepar Lizandro Jacóbsen.

Além do El Niño (aquecimento das águas do oceano que provoca mais chuvas), jatos de ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia encontraram – justamente em cima do Paraná – frentes frias formadas ao Sul do Brasil. Estacionadas, as nuvens carregadas desaguaram sobre o estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]