Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Jacaré do Barigui é capturado e levado para o zoológico

Foto atual do animal que irá ser levado ao Pantanal. O bicho sofreu pequenos cortes durante a captura em 2012 | Roberto Dziura Júnior/ Gazeta do Povo
Foto atual do animal que irá ser levado ao Pantanal. O bicho sofreu pequenos cortes durante a captura em 2012 (Foto: Roberto Dziura Júnior/ Gazeta do Povo)

Um dos jacarés que atraiu curiosos ao Parque Barigui nas últimas três semanas foi capturado ontem, por volta das 12h30. Três profissionais da Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba atuaram no cerco, que durou apenas alguns minutos. O animal foi imobilizado com cordas, colocado no porta-malas de um carro da secretaria e levado para um recinto isolado no zoológico da cidade, no bairro Alto Boqueirão. Apelidado de "Jack" por internautas, o jacaré da espécie papo-amarelo tem entre três e quatro anos, mede 1,70 metro e pesa cerca de 120 quilos.

Durante a operação, o réptil sofreu alguns ferimentos na cabeça, mas nada grave. Segundo o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da secretaria, Alfredo Vicente de Castro Trindade, a captura ocorreu tranquilamente e o animal passa bem. "Ele estava em uma parte rasa do lago quando foi preso. A maior dificuldade era porque tinha muito trânsito de pessoas, ciclistas, no local, o que o deixava meio agitado. Mas não tivemos dificuldades", disse.

Conforme o diretor, o destino do animal será definido nos próximos dias. A decisão será tomada em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama). "Vamos discutir se ele fica no zoológico ou se vai para um ambiente definido pelo Ibama." A secretaria informou que manterá uma equipe no Barigui, pois outro jacaré ainda precisa ser capturado.

Fama

O jacaré capturado ganhou notoriedade no dia 27 de outubro, quando a advogada Tiane Melo, que passava pelo local, fotografou o animal cruzando a pista usada por ciclistas e pedestres tranquilamente e depois publicou a imagem no Facebook.

Após a fama repentina, a área do entorno do lago, próximo à entrada do parque pela Rua Doutor Aluízio França, foi bloqueada pela prefeitura com uma cerca de isolamento. Guardas municipais orientavam os usuários a não passar pelo caminho interditado nem se aproximar dos répteis. Uma placa de alerta também foi colocada no local. Mesmo assim, no último fim de semana, usuários do parque invadiram o espaço e chegaram a segurar o jacaré pela cauda.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.